Mercedes-AMG ONE: o "Fórmula 1 de estrada" apresentado pela primeira vez em Portugal
A Sociedade Comercial C. Santos voltou a escrever um novo capítulo na história do Mercedes-AMG ONE em Portugal. Depois de intermediar a chegada da única unidade nacional, em março de 2024, o concessionário apresentou agora o hiperdesportivo pela primeira vez em solo português, num evento privado realizado na Maia. O modelo vai estar em exposição, na próxima semana, na Alfândega do Porto.
Corpo do artigo
O Mercedes-AMG ONE, avaliado em 2,5 milhões de euros (antes de impostos) e limitado a 275 exemplares em todo o mundo, foi revelado, esta quinta-feira, a um grupo restrito de clientes e jornalistas no show-room daquele concessionário.
Apresentado em 2017, o hiperdesportivo demorou mais de cinco anos até chegar à fase de produção, concluída apenas em 2023, devido à complexidade técnica e ao caráter artesanal de cada exemplar.
"É um motivo de orgulho para a Sociedade Comercial C. Santos ser o único concessionário português a comercializar e apresentar o Mercedes-AMG ONE, um automóvel que representa o expoente máximo da engenharia e da paixão pela marca", afirmou Pinho da Costa, administrador-delegado da empresa, que celebrará 80 anos de história em 2026.
"Fórmula 1" legal para a estrada
O Mercedes-AMG ONE é um híbrido plug-in com um motor V6 turbo, de 1.6 litros, derivado do monolugar Mercedes-AMG Petronas F1 de 2015, associado a quatro motores elétricos que, em conjunto, produzem 1 063 cv de potência. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 2,9 segundos, e a velocidade máxima é limitada, eletronicamente, a 352 km/h.
A unidade motriz combina um motor térmico de 574 cv com quatro motores elétricos que totalizam 611 cv, sendo um montado na cambota, outro no turbocompressor e dois no eixo dianteiro. A transmissão manual automatizada de sete velocidades e a embraiagem de corrida em carbono completam o sistema, desenvolvido pelos engenheiros da Mercedes-AMG High Performance Powertrains, em Brixworth (Reino Unido), os mesmos responsáveis pelos motores da equipa de Fórmula 1.
Apesar da vocação desportiva extrema, o modelo integra modos de condução inteligentes, que variam entre o funcionamento 100% elétrico (com autonomia até 18 km) e o modo "STRAT 2", equivalente à configuração usada em sessões de qualificação de F1.
O consumo combinado é de 8,7 l/100 km, com emissões de CO₂ de 198 g/km e consumo elétrico médio de 32 kWh/100 km.
Espetáculo tecnológico
Mesmo parado, o ONE impressiona. O "ritual" de ativação do motor, a elevação automática da carroçaria, o acionamento das grelhas de refrigeração e o ajuste do aileron traseiro são momentos que sublinham o caráter muito especial deste automóvel.
Após a apresentação privada, a Sociedade Comercial C. Santos vai expor o Mercedes-AMG ONE ao público Num pavilhão exclusivo do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico do Porto, que decorrerá de 17 a 19 de outubro, na Alfândega do Porto.Ali estará a gama elétrica e híbrida plug-in Mercedes-Benz, incluindo o novo CLA 100% elétrico, uma das estreias nacionais do evento.