A única unidade a vir para Portugal do Mercedes-AMG ONE, hiperdesportivo de mais de três milhões de euros do qual serão produzidas apenas 275 unidades para todo o mundo, já foi entregue ao cliente, que quis manter o anonimato, após anos de espera.
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O processo de encomenda deste carro exclusivo, através da Sociedade Comercial C. Santos, deste hipercarro decorreu em 2017, ao longo de vários meses. Ao longo do processo, acompanhado por Rui Sampaio, o cliente passou por várias etapas até poder firmar o contrato de encomenda. Os critérios eram apertados: os interessados tinham de ter um histórico de relacionamento com o grupo Mercedes-Benz, ser colecionadores de automóveis e ter a intenção de manter o Mercedes-AMG ONE nessa coleção (ou seja, a venda no curto prazo não podia estar nas intenções do potencial cliente).
Foram largos meses de conversações, incluindo uma reunião secreta nos arredores de Genebra (Suíça) em que os presentes não podiam ter telemóvel ou relógio, até o negócio ter luz verde para avançar. A configuração final da unidade decorreu em Munique (Alemanha), no fim de 2018.
Apesar de o processo ter começado em 2017, foi só no início de 2023, mais de cinco anos após o anúncio oficial no Salão Automóvel de Frankfurt, que a primeira unidade saiu da linha de montagem. Dado o carácter artesanal da produção, os vários exemplares têm sido entregues de forma espaçada, com a unidade entregue em Portugal a ocorrer agora, já depois de o cliente ter recebido, em março de 2021, um Mercedes-AMG GT Black Series Edition ONE, exemplar exclusivo para clientes do hiperdesportivo.
“A Sociedade Comercial C. Santos ser o único concessionário português a comercializar um automóvel raro como o Mercedes-AMG ONE é motivo de natural orgulho e é mais um modelo que fica na história de uma empresa com muitos momentos marcantes”, refere Rui Sampaio, numa informação divulgada pelo concessionário.
“Fórmula 1” de estrada
O Mercedes-AMG ONE (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado: 8,7 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 198 g/km; consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 32 kWh/100 km) replica a tecnologia de um Fórmula 1 num automóvel que cumpre os requisitos legais para homologação para circular em estradas públicas, explica a marca.
O motor de combustão V6 turbo de 1.6 litros e os quatro motores elétricos foram desenvolvidos pela Mercedes AMG High Performance Powertrains em Brixworth (Reino Unido), responsável pelo desenvolvimento e produção das unidades de propulsão dos monolugares da equipa Mercedes AMG Petronas F1. A montagem de todo o veículo é realizada em Coventry (também no Reino Unido).
Este hiperdesportivo produz uma potência total de 1063 cv (782 Kw) e tem transmissão manual automatizada de sete velocidades com embraiagem de corrida de carbono de 4 discos. O motor a combustão, montado em posição central traseira, debita 574 cv às 9000 rotações. Os quatro motores elétricos somam 450 kW (611 cv). Um está montado na cambota, outro está integrado no turbocompressor e os restantes dois encontram-se no eixo dianteiro