A chanceler alemã Angela Merkel disse, esta sexta-feira, no Parlamento, que a Europa está prestes a criar um união orçamental, depois de, na quinta-feira, ter discutido com o presidente francês formas de "refundar" a Europa.
Corpo do artigo
"Não estamos apenas a falar sobre uma união orçamental, estamos prestes a realizá-la", afirmou a chanceler alemã, acrescentando que serão necessárias "regras rígidas, pelo menos para a zona euro".
Na quinta-feira, Angela Merkel e Nicolas Sarcozy estiveram a debater formas de "repensar e refundar a Europa", um plano que pretendem apresentar na Cimeira de Bruxelas, dia 9 deste mês.
'Eurobonds' não são solução
A chanceler alemã voltou a defender que criar títulos europeus de dívida pública - os 'eurobonds' - não é solução para os problemas da União Europeia e que só o defende quem "ainda não entendeu a crise".
Discursando no parlamento alemão, Angela Merkel reiterou que a solução para a crise financeira não será rápida, devendo demorar anos a acontecer e requerer alterações aos tratados europeus.
"O governo alemão tornou claro que a crise europeia não será resolvida num ápice", afirmou, acrescentando que a solução "é um processo e esse processo levará anos".