Ministro da Economia diz que avaliação da "troika" demonstra que Portugal reconquistou credibilidade
A última avaliação da 'troika' demonstra que Portugal reconquistou a credibilidade internacional e é hoje visto como um país com forte ímpeto reformista, afirmou o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.
Corpo do artigo
"Ficou muito claro que, para a 'troika' e para os nossos parceiros estrangeiros, Portugal é crescentemente visto com uma país com um ímpeto reformista muito forte, em que já foram feitas reformas estruturais claríssimas a par de uma consolidação orçamental importantíssima", disse Álvaro Santos Pereira, em Barcelona.
A avaliação feita pelos credores internacionais "mostra que Portugal está fortemente empenhado em ultrapassar a crise com uma agenda de crescimento e emprego que é muito ambiciosa, algo que a 'troika' e os nossos parceiros reconhecem", disse.
"Portugal está a cumprir integralmente o memorando de entendimento e até a ir além desse memorando em várias áreas. Voltámos a ganhar a nossa credibilidade internacional em poucos meses", considerou.
Na segunda-feira o ministro das Finanças anunciou que a quarta revisão do programa de assistência a Portugal foi positiva e a 'troika' aprovou a transferência de mais uma tranche de quatro mil milhões de euros.
"Cumprimos todos os critérios quantitativos e objetivos estruturais. A missão [da 'troika'] recomendou o desembolso da quarta tranche" , disse Vítor Gaspar numa conferência de imprensa em Lisboa, onde apresentou as conclusões do quarto exame da 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) à evolução do programa contratado com Portugal.