Grupo francês consolida presença no Porto e aumenta equipa no antigo Central Shopping.
Corpo do artigo
O banco de investimento Natixis, que faz parte do grupo francês BPCE, e que opera em Portugal através de um centro de inovação tecnológica, consolida-se no Porto e continua a expandir as suas instalações no antigo centro comercial Central Shopping, localizado na Rua de Santos Pousada. É um exemplo ilustrativo do investimento captado.
Este mês inaugurou um espaço com cerca de 3500 metros quadrados, denominado “Solar System” e que tem capacidade para 354 colaboradores. Possui nove salas de reunião e está dividido por zonas temáticas inspiradas nos planetas e astros do nosso sistema solar: Terra, Lua, Marte, Júpiter e Saturno. O espaço foi criado a partir do reaproveitamento de uma área que esteve inutilizada durante quase 20 anos, no antigo shopping, e que ganha agora uma nova vida com este projeto.
Regeneração urbana
O empreendimento está alinhado com os princípios de “sustentabilidade” da empresa. O “compromisso está espelhado na escolha dos materiais, já que cerca de 70% do mobiliário foi reutilizado, vindo diretamente dos escritórios da Natixis em Paris”. A “renovação de um antigo centro comercial num espaço de escritório contribui para a regeneração urbana, minimizando a pegada ambiental de novas construções”, foi assinalado.
“Depois de recriarmos bairros da cidade do Porto e cidades do Mundo, este projeto [Solar System] representa o nosso salto para o universo, sem sairmos do escritório. Reflete a visão da Natixis para o futuro do espaço de trabalho: de colaboração, conhecimento e bem-estar, onde cada detalhe foi cuidadosamente pensado para potenciar a inspiração e o talento das equipas”, sublinhou Etienne Huret, administrador da Natixis em Portugal.
Inteligência artificial
O design inclui uma cúpula/planetário no coração do espaço (resultado da reconversão do antigo cinema), texturas inspiradas em crateras lunares e em Júpiter, e detalhes visuais que remetem para naves espaciais e o futuro da tecnologia. Foi utilizada a inteligência artificial na criação de imagens e elementos gráficos. A inauguração oficial contou com uma visita guiada e uma entrevista ao vivo com Ana Pires, a primeira cientista-astronauta portuguesa.