O Novo Banco, que ficou com os ativos considerados não problemáticos do BES, divulgou o seu organograma, em que revela que fica na instituição a participação no moçambicano Moza Banco.
Corpo do artigo
Segundo o organograma divulgado, são participadas do Novo Banco o BES Açores, o Banco Best, o BES Investimentos e o fundo ESAF, assim como as seguradoras BES Seguros e BES Vida.
Nas operações internacionais, o Novo Banco fica com as operações do BES em Moçambique, no Moza Banco, a quarta maior instituição bancária daquele país africano, assim como no Banco Espírito Santo Cabo Verde.
Fica ainda com o Banco Vénétie (França) e as operações em Espanha, Irlanda, Londres, Luxemburgo, Nova Iorque, Venezuela e Banco Espírito Santo do Oriente, sediando em Macau.
Algumas destas operações deverão estar na lista de ativos a alienar pela equipa liderada por Vítor Bento, presidente do Novo Banco.
Na noite de domingo, o Banco de Portugal tomou controlo do BES e anunciou o fim do banco tal como era conhecido, com a separação da instituição num banco mau ("bad bank"), que concentra os ativos e passivos tóxicos, e num 'banco bom', o banco de transição chamado Novo Banco, que reúne os ativos e passivos considerados não problemáticos e que receberá uma capitalização de 4,9 mil milhões de euros do Fundo de Resolução bancário.
No "bad bank" que mantém o nome BES, apesar de não ter licença bancária, ficam as operações internacionais do BES Angola, do banco de Miami e do líbio Aman Bank.