A OCDE (Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento) felicitou a estratégia de consolidação orçamental de Portugal, que considera estar na direcção para assegurar a confiança dos mercados e suportar o crescimento da economia.
Corpo do artigo
"A OCDE acolhe a estratégia de consolidação do Governo [português] que vai na direção de manter a confiança dos mercados, suportar o crescimento e assegurar a sustentabilidade financeira", refere o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, em comunicado.
A organização garante assim que apoiará a estratégia e o esforço português de consolidação orçamental com vista à redução do défice para os três por cento do produto interno bruto (PIB) até 2013, dos 9,3 por cento registados em 2009.
"Encorajamos as autoridades a implementar a sua estratégia de consolidação, no âmbito do Programa de Estabilidade e Crescimento que será concluído até ao final do mês, apoiado em tectos plurianuais para a despesa", disse.
Entre as medidas já anunciadas pelo Governo português, a OCDE destaca os esforços para tornar "o sistema fiscal mais abrangente" e a manutenção das medidas de emprego em 2010, tendo em conta a que a recuperação da economia é ainda frágil.
A organização refere ainda as medidas de restrição à despesa adoptadas, nomeadamente nas áreas do investimento público, despesas com pessoal e transferências sociais (excluindo as pensões e subsídios de desemprego), e aponta igualmente as medidas direccionadas para o crescimento das receitas, incluindo o alargamento de algumas contribuições para a segurança social.