O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Olli Rehn, esta terça-feira, que "Portugal está a fazer bons progressos com o seu programa para alicercar a sustentabilidade orçamental".
Corpo do artigo
Ao mesmo tempo, Olli Rehn realçou que o país tem, também, progredido em relação às melhorias no campo da competitividade, salientando que "a consolidação orçamental é uma condição necessária, mas insuficiente para trazer a Europa de volta aos carris".
Em relação à Irlanda, o comissário europeu declarou que o exemplo de Dublin "demonstra que a abordagem da assistência financeira condicional pode funcionar e funciona" e que, "graças a uma consolidação orçamental determinada", à reestruturação do sector bancário e às reformas estruturais, "a economia irlandesa está no caminho da recuperação".
Olli Rehn propôs que se associe a emissão de títulos conjuntos da dívida pública de países da zona euro com uma maior supervisão fiscal, num discurso pronunciado em Berlim. "Para mim é claro que qualquer tipo de 'eurobonds' tem de ser associado a uma supervisão e coordenação fiscais claramente mais fortes", disse o comissário europeu.
Uma tal supervisão teria consequências, no entanto, para a soberania dos Estados da zona euro, "e por isso é necessário que estes a debatam profundamente", advertiu.