Operadores logísticos sentem dificuldade em contratar empresas para assegurar distribuição
Os operadores logísticos optaram por antecipar as entregas previstas para esta segunda-feira devido à paralisação dos transportadores rodoviários de mercadorias e já estão a ter dificuldades em contratar transportes para fazer a distribuição.
Corpo do artigo
"Há muitos transportadores que optaram por permanecer nas suas próprias instalações e não estão a circular e, dessa forma, há alguma dificuldade em contratar transportes para assegurar a distribuição", disse à Lusa a presidente da Associação de Operadores de Logística (APOL).
Carla Fernandes disse que, para já, a paralisação dos transportadores não está a ter consequências, porque os operadores logísticos anteciparam as entregas previstas para hoje.
"Todas as entregas para segunda-feira de manhã ou de madrugada foram efectuadas ou foram colocadas as viaturas nos locais de descarga antecipadamente", afirmou a presidente da APOL, acrescentando que "muitos operadores logísticos accionaram os seus planos de contingência e precaveram a sua actividade por forma a minimizar os impactos junto dos clientes".
Carla Fernandes admite que, se a situação se mantiver, os próximos dias serão "certamente mais complicados" e afirma que os operadores logísticos estão "muito preocupados com as contingências" que se têm estado a verificar hoje.
"Estamos muito preocupados com a situação, porque estamos a pôr em causa todos os setores da economia e o abastecimento de bens à população", disse a presidente da associação que representa os 25 maiores operadores logísticos, entre os quais a Luís Simões, DHL e a Rangel.
As empresas de transportes de mercadorias iniciaram às 00:00 uma paralisação por tempo indeterminado para contestar a situação do sector.
A paralisação foi convocada pela Associação de Transportadores de Terras, Inertes, Madeiras e Afins (ATTIMA) e a Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) e conta com o apoio da Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM).