Ligação ferroviária Porto-Vigo esteve suspensa oito meses e, para já, é o único serviço internacional que retomou atividade.
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O comboio internacional Celta, entre o Porto e Vigo (Galiza/Espanha) seguia em crescendo, a toda a velocidade, quando esbarrou no encerramento das fronteiras em 2020 por causa da covid-19 e "descarrilou". Em apenas um ano, o serviço perdeu "mais de 80 %da procura".
Segundo informação disponibilizada ao JN por fonte oficial da CP, o Celta esteve suspenso em dois períodos, totalizando oito meses de paragem entre 2020 e 2021. E quando retomou a marcha, foi "a meio-gás", com apenas uma viagem de ida e volta. A utilização caiu de 83 783 passageiros em 2019 para 14 718 no ano passado.
O encerramento das fronteiras paralisou aquela ligação rápida internacional (com paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença), pela primeira vez, a 17 de março de 2020. Foi retomada a 16 de agosto, há precisamente um ano. Na altura "com uma circulação por sentido (Porto-Vigo-Porto), com lotação limitada a 2/3", informa a CP. Foi o serviço ferroviário que sofreu maior impacto, face aos constrangimentos impostos pela pandemia. "Em 2020, a quebra global de passageiros nos comboios da CP foi da ordem dos 40 %, sendo que o impacto foi superior nos serviços que estiveram suspensos durante um maior período de tempo, nomeadamente o Internacional, cuja oferta desde cedo foi suprimida, registando uma quebra de procura superior a 80 % face ao ano de 2019", revela a empresa.
Estão incluídos nestas contas o Celta e o Sud Expresso/Lusitânia Comboio Hotel (ainda paralisados e sem data de retoma).
Procura em baixa
A circulação ferroviária entre o Porto e Vigo voltou a ser suspensa em final de janeiro até ao inicio de maio de 2021. De acordo com a CP, a reposição do serviço foi "novamente parcial, dada a ausência de procura, em consequência da situação pandémica que tem contribuído para uma forte redução da procura de transporte público". A empresa justifica ainda que a redução da oferta de ligações entre o Norte de Portugal e a Galiza, "face à flutuação das condições de movimentação de pessoas, quer no território nacional, quer nas viagens para outros países".
A informação cedida pela Comboios de Portugal indica que em 2018 viajaram no Celta 82 858 passageiros, número a que no ano seguinte se somaram 925 pessoas. Em 2020, a queda foi abrupta: embarcaram menos 69 065 pessoas do que no ano anterior.
História
A atravessar a fronteira desde 2013
A exploração comercial do comboio Celta começou no verão de 2013. Com paragens em Valença, Viana do Castelo, Nine e Vigo-Guixar, a ligação partilhada pela CP e pela espanhola Renfe permite percorrer os cerca de 175 quilómetros que separam as duas cidades em menos cerca de 45 minutos que anteriormente. Até ali, a viagem demorava mais de três horas. Recentemente, o serviço sofreu melhoramentos devido à conclusão da obra de eletrificação da Linha do Minho até Valença (abril 2021).
Saber mais
14,95 euros é o preço-base de uma viagem de ida entre Porto-Campanhã e Vigo no comboio Celta. Ida e volta é mais barato, custa 23,90. De Viana custa 9,10 euros ida e 14,60 ida e volta. De Valença 4,00 ida ou 6,40 com regresso comprado.
Duas horas e 22 minutos é o tempo de viagem entre o Porto e Vigo. A única ligação disponível atualmente, a partir de Portugal, sai às 8.13 horas de Campanhã e chega ao destino às 11.35 (hora espanhola).