Um estudo realizado pela Too Good To Go, empresa e aplicação de impacto social contra o desperdício alimentar, aponta para 1,89 milhões de toneladas de comida desperdiçada anualmente em Portugal, com 28% dos portugueses a desperdiçarem mais no verão. Urge haver mais medidas contra o desperdício, afirma a empresa.
Corpo do artigo
Durante o verão, 28% dos portugueses afirma desperdiçar mais alimentos por causa do calor, visto que a comida se “estraga mais facilmente”, as altas temperaturas criam “menos fome” e as pessoas comem fora mais vezes o que faz com que “os alimentos comprados se estraguem”.
Os dados apresentados pela empresa mostram que a fruta representa 46% do desperdício, as verduras 37%, os lacticínios 22% e a carne 12%.
A Too Good To Go explica que, para além do desperdício económico e de recursos naturais, “10% das emissões de gases de efeito estufa derivam do desperdício alimentar”. “Durante o processo de decomposição dos alimentos descartados, são geradas emissões de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), gases que contribuem para o aquecimento global”.
A empresa admite que “tem havido um crescente desenvolvimento na consciencialização”, o que “resulta na adoção de práticas e comportamentos que combatem estas problemáticas”. Os dados mostram que 7 em cada 10 portugueses confessam “fazer tudo o que lhes é possível para que não desperdicem alimentos”, ou seja, 50% pede os restos da refeição em restaurantes para levar; em buffets 93% tentam servir-se de “pouca quantidade de comida de cada vez”.
Segundo Mariana Banazol, diretora de Marketing da Too Good To Go “os portugueses fazem um esforço adicional para evitar o desperdício”, mas continua a ser essencial a “educação e a consciencialização do consumidor sobre este problema”.
O estudo explica que 61% dos portugueses fica “incomodado e angustiado quando desperdiça comida”, e que 66% revela-se “ciente dos alimentos” desperdiçados.
A Too Good To Go é uma empresa de impacto social criada na Dinamarca em 2016 depois de um grupo de amigos ver ser deitada fora toda a comida que não tinha sido consumida num restaurante.
Desde o seu lançamento em 2016 já foram “salvas” 220 milhões de refeições, o equivalente a 550 mil toneladas de CO2e evitadas. A app chegou a Portugal em Outubro de 2019 e, em apenas três anos, já conta com uma comunidade de mais de 1,5 milhões de utilizadores e mais de 3 700 estabelecimentos.