A fiscalidade faz com que os portugueses tenham de pagar dos veículos mais caros da União Europeia. Seja o mais pequeno utilitário ao mais luxuoso ou desportivo, temos sempre de abrir mais os cordões à bolsa do que a maior parte dos cidadãos europeus.
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O carro mais vendido em Portugal no ano passado - o Renault Clio - custa-nos mais 1700 euros, na versão ZEN e motor TCe 90cv, do que a um cidadão alemão ou mais dois mil do que a um espanhol. E o fosso agrava-se nas versões diesel, com as diferenças a chegarem aos cinco mil euros.
Uma forma de taxar o automóvel, castigando a cilindrada e as emissões de CO2, e a dupla tributação - pagamos o imposto sobre veículos (ISV) e sobre ele ainda incide o IVA - leva a que, por exemplo, um Mercedes A 180d chegue a Portugal por 23 354,94 euros e ultrapasse os 33 mil euros quando chega ao stand.
A forma de cálculo dos impostos que incidem sobre o automóvel varia de país para país. Uns taxam o CO2, outros a cilindrada, uns quantos países fazem incidir o imposto sobre os dois componentes, como em Portugal, mas de uma forma diferente, havendo ainda países que quase não taxam os veículos, como a Alemanha, gerando enormes disparidades no preço final dos veículos.
"Na União Europeia não há unanimidade fiscal. Até durante a presidência portuguesa da UE, em 2000, nós colocamos a questão, mas nada foi feito, o que significa que os estados tributam os carros como entendem", refere Hélder Pedro, secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Fazendo uma comparação entre os 20 automóveis mais vendidos no ano passado em Portugal, divididos nas categorias de motores de combustão interna (gasolina e gasóleo) e elétricos, não há um único modelo que seja o mais barato entre os outros quatro países que escolhemos para análise: Portugal, Espanha, França e Alemanha.
Pagar menos por mais...
Na lista dos mais vendidos optámos pela versão entrada de gama dos respetivos modelos, sendo que em alguns países se comercializam versões ainda mais baratas (a opção é do importador nacional), ainda que com menos equipamento. Há modelos específicos para, por exemplo, o mercado frotista, que não consideramos por não estarem acessíveis a clientes particulares.
Se analisarmos o carro mais vendido no nosso país, o Renault Clio, na versão Zen e nas motorizações 0.9 TCe de 75 cavalos e diesel 1,5 dCI, com a mesma potência, os preços disponíveis no site da marca começam, em Portugal, nos 14 669 euros e 20 237 euros, respetivamente.
Aqui ao lado, em Espanha, o Zen com os mesmos motores, mas potências de 90 cavalos, custa 12 592 e 15 142 euros. Ou seja, os espanhóis pagam menos por mais carro...
Um outro veículo bem do gosto dos portugueses, o Qasqhai, da Nissan, que foi o segundo veículo mais vendido, custa a partir dos 25 600 euros (motor a gasolina de 140 cavalos) e dos 27 550 (dCI de 115 cavalos). Em Espanha os valores são de, respetivamente, 18 500 e 18 950 euros.
Nos veículos eléctricos, que têm registado um crescimento exponencial, também há diferenças de preço e, apesar de não pagarem ISV, alguns modelos são marginalmente mais caros em Portugal, o que facilmente se explica pela nossa taxa máxima de IVA ser das mais elevadas da Europa, a que se podem associar custos com o transporte da viaturas até ao nosso país.
13.592: Clio encabeça a lista dos mais vendidos
No ano passado, 13.592 Renault Clio encontraram comprador em Portugal. E mesmo neste utilitário os compradores portugueses são obrigados a "horas extra" na altura de passar o cheque.
300: Desportivos aceleram
Número redondo: 300 desportivos foram vendidos, no ano passado, no nosso país. Em primeiro lugar surge o Jaguar F-Type (61 unidades) e, em último, o Maserati GranCabrio (uma unidade)
Taxar os elétricos
Hélder Pedro alerta para que "um dia vão lembrar-se dos elétricos". "Como não têm emissões, nem cilindrada, alguma forma o Estado vai arranjar para recuperar as receitas perdidas", refere.
Poluente só em Portugal
Sempre foi passada a ideia de que a fiscalidade automóvel tem uma forte componente ambiental. Nem todos os parceiros europeus pensam da mesma forma. Um Ford Mustang, com motor 5.0, custa em Portugal 96 662 euros. Do outro lado da fronteira baixa para os 49 580 e na Alemanha para os 47 mil euros...
Instabilidade
O setor queixa-se da instabilidade fiscal. "Todos os anos o Orçamento do Estado traz alterações, com um novo imposto ou tributação. Assim as empresas não conseguem planear a atividade", critica a ACAP.