A taxa de poupança das famílias na zona euro foi de 15,1% no primeiro trimestre, enquanto a taxa de investimento das famílias diminuiu moderadamente.
Corpo do artigo
De acordo com os dados divulgados hoje, sexta-feira, pelo Eurostat, a taxa de poupança das famílias na zona euro terminou 2009 nos 15,1%, contra 15,2% no terceiro trimestre de 2010.
A taxa de investimento das famílias caiu mais ainda, 0,2%percentuais, para 8,9% no mesmo período.
No conjunto dos 27 países da União Europeia, a taxa de poupança das famílias estabilizou nos 13,3%, no último trimestre de 2009, igual valor registado na média ajustada do terceiro trimestre.
A taxa de investimento das famílias calculada para o conjunto de todos os Estados-membros (UE a 27) sofreu uma queda de 0,2%, para os 8,1% em igual período.
O que explica esta ligeira queda na taxa de poupança, uma vez que a taxa de investimento também caiu, foi a diminuição do rendimento disponível das famílias e do consumo.
Na zona euro, o rendimento disponível das famílias caiu 0,2% no último trimestre e as despesas com consumo das famílias 0,1%.
Uma vez que o rendimento nominal das famílias cresceu menos (0,4%) que o preço dos bens e serviços consumidos pelas famílias (0,5%), as quedas registadas na despesa no investimento e no consumo não chegam para provocar o aumento da poupança.