O índice de preços da habitação registou no segundo trimestre deste ano a maior subida desde 2010, de 5,9% face ao período homólogo anterior, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.
Corpo do artigo
Esta subida prolonga a tendência ascendente da taxa de variação homóloga, desde que no segundo trimestre de 2012 registou o valor mais baixo da série (-8,3%).
Analisando em termos homólogos, o número de transações apurado para o segundo trimestre de 2014 foi superior em 1,9% ao registado em idêntico período do ano anterior (19278 transações).
Entre abril e junho, houve um total de 19637 transações de venda de alojamentos, 75% dos quais alojamentos existentes (14667), traduzindo um aumento de 5,6% face ao primeiro trimestre.
A taxa de variação observada para as transações de alojamentos novos (4,5%) foi superior à registada nas transações de alojamentos existentes (1,0%).
A média de transações observada no ano acabado no período em análise aproximou-se das 20700 transações trimestrais.
A taxa de variação trimestral do índice de preços da habitação, pelo quarto trimestre consecutivo, registou um aumento, entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, uma subida de 1,6%, sendo os crescimentos de preços nos alojamentos existentes (1,7%) superiores aos dos alojamentos novos (1,5%).