O presidente do Millenium bcp enviou uma mensagem aos colaboradores do banco a pedir-lhes "serenidade e profissionalismo".<br />
Corpo do artigo
A mensagem que Carlos Santos Ferreira enviou aos colaboradores do bcp tem como título "Rumores sobre a solvabilidade do Millennium bcp Mensagens difundidas por SMS" e dá conta que os boatos, que já "circulam desde há algum tempo", também apareceram no final de 2008.
"Circulam desde há algum tempo, e esta semana com crescente insistência, um conjunto de rumores que atentam contra a solidez do Millennium bcp, à semelhança do que ocorreu, como nos lembramos, no último trimestre de 2008. Como é de bom senso, rumores e boatos não se comentam, sob pena de se lhes dar credibilidade, sem prejuízo de esta situação já ter sido reportada à CMVM", escreveu o responsável.
De acordo o jornal “Público” de hoje, domingo, o banco terá perguntado numa carta enviada ao regulador se era necessário fazer uma comunicação ao mercado, ao que a CMVM terá respondido que não.
Na mesma nota aos colaboradores, Carlos Santos Ferreira classifica os autores dos rumores como "pouco escrupulosos".
"Não sabemos a quem aproveitam estes boatos. Sabemos que, por definição, têm origem em autores pouco escrupulosos, que não hesitam em pôr em causa a confiança no sistema financeiro português e no Millennium bcp, sem qualquer razão ou fundamento", garantiu o presidente do banco.
Por isso mesmo, disse, "só a manutenção da serenidade e profissionalismo, que o banco em geral e as redes comerciais muito em particular vêm demonstrando, permitem responder a estes ataques", sublinhou.
O banco já anunciou que na segunda feira vai apresentar na Procuradoria Geral da República uma queixa contra desconhecidos.
Na sexta feira, o Ministério das Finanças afirmou que os bancos portugueses apresentam "bons rácios de solvabilidade", o que confirma a "solidez e robustez" financeira do sistema bancário nacional.
"O Ministério das Finanças tem, como lhe compete, acompanhado o desenrolar deste trabalho e congratula-se com o facto de os resultados obtidos indicarem que as nossas instituições apresentam bons rácios de solvabilidade, o que confirma a solidez e robustez financeira do sistema bancário português e das suas instituições", afirma o gabinete do ministro Teixeira dos Santos, numa nota enviada à Lusa em resposta a questões sobre a reunião dos ministros das Finanças em Bruxelas, na próxima semana.
Os resultados aos testes feitos aos bancos portugueses (CGD, BCP, BPI e BES) serão comunicados ao Banco Central Europeu na quarta feira e divulgados a partir de dia 23.