A Parpública anunciou hoje, quinta-feira, que irá avançar com uma emissão de cerca de 900 milhões de euros de obrigações convertíveis em acções da Galp durante a próxima semana.
Corpo do artigo
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a sociedade gestora de capitais públicos refere que a operação se realiza no âmbito da nova fase de privatização de 7 por cento do capital da Galp.
A data esperada para o lançamento da emissão é 28 de Setembro.
A Parpública explica que as obrigações terão uma maturidade de sete anos, a uma taxa de juro anual estimada entre os 4,75 por cento e os 5,25 por cento.
O preço de conversão das obrigações em acções da Galp Energia, no final do prazo, "deverá ser fixado com base num prémio entre 25 por cento e 30 por cento, face à média diária da cotação das acções" na Euronext Lisboa, entre o período que decorre entre a emissão da oferta e a determinação do seu preço.
Os investidores poderão posteriormente trocar as suas obrigações por acções da petrolífera a partir de dia 28 de Março de 2013, ou seja, dois anos e meio depois da "liquidação física e financeira das obrigações", sendo igualmente admitida a permuta em "outras circunstâncias específicas", pelo preço de conversão.
A Parpública pagará o montante equivalente ao valor das acções, em dinheiro, calculado em função do valor do activo reembolsável.
De acordo com o comunicado, serão anunciados, durante o dia de hoje, os termos e condições finais da oferta, cuja emissão deverá ocorrer "no dia 28 de Setembro ou em data próxima desta".
A operação - anunciada no âmbito do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) 2010-2013 apresentado pelo Governo a 15 de Março - é da responsabilidade do Barclays Bank, BNP Paribas e pelo Caixa -- Banco de Investimento.