A Parpública informou, esta sexta-feira, que recebeu "quatro propostas vinculativas" para a compra da ANA, no último dia para a apresentação de candidaturas para a aquisição da empresa gestora de aeroportos.
Corpo do artigo
"No âmbito do processo de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, a Parpública recebeu quatro propostas vinculativas provenientes de consórcios ou grupos interessados na aquisição do capital social da empresa gestora do setor aeroportuário", refere a Parpública, em comunicado, sem, no entanto, referir quais os consórcios em causa.
Terminou às 17 horas desta sexta-feira o prazo para que os candidatos à privatização da ANA entregassem as propostas para a aquisição da gestora aeroportuária, tendo os suíços Zurich Airport e os argentinos Corporacion America entregado as candidaturas.
O Governo escolheu cinco consórcios para passar à segunda fase do processo de privatização da gestora aeroportuária - os franceses da Vinci, a EAMA, liderada pela argentina Corporacion America, o alemão Fraport, o suíço Flughafen Zurich e o colombiano Odinsa - sendo que apenas quatro apresentaram propostas.
O consórcio suíço Zurich Airport - composto pela CCR, pela Flughafen Zurich e pela Global Infrastructure Partners - já entregou à Parpública a sua proposta para a compra da ANA.
Em comunicado hoje emitido, o consórcio informou que a proposta "tem como objetivo desenvolver a rede de aeroportos da ANA, reforçar o 'hub' de Lisboa nas ligações com a América Latina e África e permitir a exportação de serviços e 'know how' no âmbito da privatização de infraestruturas que vai ocorrer na América Latina, designadamente no Brasil".
Tal como determina o caderno de encargos da operação, o grupo de empresas disse que "já dispõe dos meios financeiros necessários para concluir a operação com o Estado português".
Entretanto, fonte do consórcio argentino Corporacion América confirmou à agência Lusa que também formalizou a sua candidatura para a compra da ANA.
A privatização da ANA, que deverá estar concluída no próximo ano, abrange os aeroportos de Lisboa, Faro, Porto, Ponta Delgada, Santa Maria da Horta, Flores e o designado terminal civil de Beja.