O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, alertou, este domingo, que, "em caso de vitória do 'não' no referendo, os gregos terão que introduzir uma nova moeda" no país.
Corpo do artigo
"Se a Grécia continua no Euro após o referendo? Claro que sim, mas em caso de vitória do 'não' no referendo, os gregos terão que introduzir uma nova moeda, porque o euro já não estará disponível como meio de pagamento. E como pretendem pagar as pensões ou os salários?", declarou o social-democrata alemão à rádio pública "Deutschlandfunk".
Recorde-se que Martin Schulz disse, no sábado, que está a ser avaliada a possibilidade de créditos de emergência para a Grécia para evitar uma crise humanitária.
"Vamos ver-nos obrigados a conceder créditos de emergência à Grécia como medida de transição, para que os serviços públicos possam continuar a funcionar e as pessoas necessitadas recebam dinheiro. Para isso haveria dinheiro a curto prazo em Bruxelas", disse numa entrevista ao jornal "Welt am Sonntag".
Segundo Schulz, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, conduziu o país a um beco sem saída, "mas as pessoas não têm culpa disso". "Vamos ajudá-los. Não vamos deixar os gregos na miséria", disse.