O primeiro-ministro, José Sócrates, e o presidente da República Popular da China, Hu Jintao, estão hoje, domingo, reunidos em Lisboa para a assinatura de vários acordos ao nível institucional e empresarial entre ambos os países.
Corpo do artigo
Na reunião, que decorre no ministério dos Negócios Estrangeiros, estão vários membros do Governo e empresários portugueses.
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, foi o primeiro membro do Governo a chegar ao Palácio das Necessidades, seguido do ministro das Obras Públicas, António Mendonça, e do secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca, e do ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago.
Para a assinatura dos acordos empresariais estão também presentes o presidente do BCP, Carlos Santos Ferreira, e do BPI, Fernando Ulrich, bem como Zeinal Bava, da PT, e António Mexia, da EDP.
O primeiro-ministro, José Sócrates, chegou ao Palácio das Necessidades às 11.25 horas, tendo o presidente chinês chegado pouco depois, às 11.32 horas. Após o encontro haverá uma conferência de imprensa conjunta.
Ao início da manhã, o presidente Hu Jintao esteve reunido com membros da comunidade chinesa e estudantes num hotel de Lisboa.
O chefe de Estado chinês elogiou o trabalho da comunidade e das empresas chinesas em Portugal, pedindo para reforçarem o seu esforço, de modo a "estreitar os laços" entre ambos os países.