A taxa de inflação anual nos países da Zona Euro fixou-se em um por cento em Janeiro, com Portugal a registar a terceira taxa mais baixa entre os 16 países membros, segundo dados do Eurostat.
Corpo do artigo
A taxa de inflação homóloga na Zona Euro acelerou em Janeiro para um por cento, depois dos 0,9 por cento observados em Dezembro (1,1 por cento em Janeiro do ano passado), de acordo com os números do gabinete de estatística da União Europeia (UE).
No conjunto da UE, a inflação ficou nos 1,7 por cento em Janeiro, face aos 1,5 observados em Dezembro (1,8 por cento em Janeiro de 2009).
Em Portugal, a taxa de inflação anual ficou nos 0,1 por cento, a terceira mais baixa entre os países da Zona Euro, depois da Irlanda (-2,4 por cento) e da Eslováquia (-0,2 por cento).
As taxas mais elevadas entre os países que usam o euro observaram-se no Luxemburgo (três por cento), Chipre (2,5 por cento) e Grécia (2,3 por cento).
Os artigos que registaram as taxas anuais mais elevadas em Janeiro foram os transportes (4,9 por cento), as bebidas alcoólicas e o tabaco (4,6 por cento) e outros bens e serviços (1,9 por cento).
As taxas mais baixas verificaram-se nas rubricas alimentação (-1,2 por cento), comunicações (-0,9) e vestuário e actividades culturais (-0,3 por cento).