Ainda antes de começar a ser vendido, o Cybertruck, uma mistura de pick-up com carro desportivo da Tesla, já tinha uma carteira de quase dois milhões de clientes. O novo veículo, que foi anunciado pela primeira vez em 2019, é o primeiro do género movido a eletricidade.
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“É melhor que uma pickup e um carro desportivo em simultâneo", considerou o CEO da Tesla, Elon Musk, durante a apresentação pública do Cybertruck, na Gigafactory de Austin, Texas.
É que, o Cybertruck é constituído por um corpo de aço inoxidável (“exoesqueleto”), que proporciona ao veículo uma rigidez superior. Dispõe também de um vidro “resistente a estilhaços” e a sua versão tri-motor, chamada Cyberbeast, consegue chegar de 0 a 97 km/hora em apenas 2,6 segundos. Tem uma potência de 845 cavalos e atinge a velocidade máxima de 209 km/hora. Tem uma capacidade de carga de até 4.990 kg e uma carga útil de 1.134 kg.
O Cybertruck está disponível em três versões: RWD, AWD e o Cyberbeast. A variante RWD acelera até 97 km/horas em 6,5 segundos, com uma autonomia de 402 km. Já a versão AWD, com 600 cavalos de potência, alcança a mesma velocidade em 3,9 segundos. Essa tem uma autonomia de 547 km. O Cyberbeast tem uma autonomia de 515 km mas a Tesla fornece uma bateria extra.
Os preços variam entre os 56 e os 93 mil euros: a versão RWD começa em 56.830 euros, a AWD em 74.540 euros e o Cyberbeast em 93.180 euros. A Tesla disponibiliza ainda o acessório Cybertruck Basecamp. Trata-se de uma tenda que complementa a estética do veículo.
Devido aos preços elevados, a Tesla pretende travar a revenda inflacionada do seu novo veículo, ao incluir no contrato de compra uma nova cláusula que impede a revenda do veículo durante o primeiro ano de propriedade.