O presidente do construtor japonês Toyota Motor, Akio Toyoda, anunciou hoje que serão chamados para revisão cerca de 400 mil dos seus veículos híbridos em todo o Mundo, entre eles a última geração do Prius, por um problema no sistema de travões.
Corpo do artigo
Numa conferência de imprensa, Toyoda explicou que os detalhes do plano serão anunciados ainda hoje e vão abranger ainda os Estados Unidos, a Europa e outras regiões, e comprometeu-se a "recuperar a confiança" dos clientes.
A Toyota anunciou que os modelos afetados por este problema são a última geração do Prius, o sedan Sai, o Lexus HS250h e o Prius "plug-in", todos eles modelos híbridos, que combinam motor eléctrico e a gasolina, e partilham um sistema de travagem semelhante.
O fabricante nipónico, líder mundial, indicou em comunicado que as reparações vão começar quarta feira no Japão, onde serão revistos um total de 223.068 veículos, e comprometeu-se a ainda a que as medidas para os restantes mercados se iniciem o mais rápido possível.
Como medida adicional, a Toyota vai suspender as vendas no Japão do sedan Sai, lançado no final do ano passado, e do modelo de luxo Lexus HS250h, assim como da versão "plug-in" do Prius, que pode funcionar na maior parte do tempo em modo eléctrico, carregando-se numa habitação particular.
As vendas dos modelos base da terceira geração do Prius não foram suspensas, já que as correcções no software do sistema de travagem que coordena o ABS já foram aplicadas em todos os modelos que saíram de fábrica desde fim de Janeiro.
Toyoda surge em público pela segunda vez desde que piorou a crise na Toyota, empresa obrigada a chamar cerca de oito milhões de veículos para revisão por possíveis anomalias no pedal do acelerador.
O presidente do primeiro construtor mundial de automóveis voltou hoje a pedir perdão aos seus clientes, como fez sexta feira, assumindo a sua responsabilidade no sucedido e reafirmando o seu compromisso relativamente à qualidade do fabricante.
"Estou a assumir a liderança", assinalou em inglês Akio Toyoda, que se comprometeu a trabalhar conjuntamente com os distribuidores de veículos, com o objectivo de dar nas vistas e "recuperar a confiança", reafirmando a "qualidade" dos veículos Toyota.
Até 01 de Fevereiro, um total de 94 queixas foram apresentadas junto do Ministério dos Transportes japonês devido à possível avaria do sistema de travagem do Prius, que a Toyota qualifica como um problema de software e não mecânico.
Mais de uma centena de reclamações foram também apresentadas nos Estados Unidos.
Segundo o fabricante japonês, o possível defeito no sistema de travagem, que provoca um atraso no software que coordena o sistema ABS, já foi reparado no fim de Janeiro pelo que os veículos produzidos desde então não serão afectados por este problema.
O Prius converteu-se no "porta-estandarte" da Toyota como automóvel amigo do ambiente e desde que a sua terceira geração foi lançada em maio de 2009, a empresa japonesa já vendeu mais de 300.000 unidades em 60 países.