A CP avança que os sindicatos que representam os trabalhadores cancelaram, esta quinta-feira, as greves convocadas após a validação dos acordos com a empresa. A próxima greve começaria à meia-noite, mas teria reflexos já a partir das 21.30 horas.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado da CP, a "Inspecção-Geral de Finanças transmitiu esta tarde a conclusão da análise feita ao estudo da CP, tendo validado a aplicação dos Acordos de Empresa na CP - Comboios de Portugal, EPE e na CP Carga, SA".
A CP afirma que, perante o resultado da análise da Inspecção-Geral das Finanças (IGF), as organizações sindicais presentes numa reunião, esta quinta-feira, na sede da CP (SNTSF, SMAQ, SFCRI e SINFA) se disponibilizaram "a desconvocar todas as greves em curso durante o mês de Junho".
Os sindicatos do sector ferroviário tinham marcado greves para Junho para reivindicar a aplicação das regras do Acordo de Empresa ao trabalho extraordinário, em dias de feriado e de descanso semanal, em detrimento das regras da Função Pública.
A CP apresentou um estudo sobre esta matéria, que estava a ser analisado pela IGF, com o objectivo de aferir se a aplicação das regras do Acordo de Empresa era mais favorável para a empresa.
A empresa salvaguarda, no entando, que poderão ocorrer perturbações pontuais no feriado de 10 de Junho.