O secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações disse, esta quarta-feira, que as obras do Túnel do Marão estão paradas devido à inexistência de um acordo global entre o Estado e a concessionária.
Corpo do artigo
Sérgio Monteiro, ouvido na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, afirmou, em resposta ao deputado do PSD Luís Menezes, que as obras do Túnel do Marão estão paradas porque "ainda não há um acordo global entre o Estado e a concessionária".
"Não governamos para ir à boca do túnel tirar fotografias para dizer que a obra voltou. Quando ela voltar, volta com o trabalho todo", disse o secretário de Estado, sem adiantar mais pormenores sobre a obra.
As obras do Túnel do Marão, inserido na autoestrada que vai ligar Amarante a Vila Real, estão paradas pela terceira vez.
A construção da Autoestrada do Marão, que inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, não tem sido um processo pacífico.
Duas providências cautelares interpostas pela empresa Águas do Marão ditaram as duas primeiras suspensões na escavação do túnel. Esta terá sido a primeira causa dos problemas que estão a afetar o projeto.
A isto juntou-se o corte de financiamento por parte do sindicato bancário que financia a obra. O fundo de risco é outra das questões que está, agora, a travar o acordo entre a concessionária e o Governo.
Trata-se de um fundo que visa compensar a exploração por eventuais perdas na procura de tráfego. A concessionária teme que possa haver menos trânsito nesta via do que o inicialmente previsto.