Vários polícias feridos em confrontos violentos durante fórum económico em Bilbau
Vários agentes policiais ficaram feridos e pelo menos duas pessoas foram detidas durante confrontos em Bilbau, no País Basco, após protestos que coincidiram com um fórum económico que decorreu nesta cidade espanhola, segundo as autoridades.
Corpo do artigo
Os agentes da Ertzaintza, a polícia regional basca, ficaram feridos quando foram atingidos por projéteis lançados por desconhecidos, encapuzados, na praça Euskadi, próximo do Museu Guggenheim, espaço onde decorre o fórum, com a presença de vários líderes internacionais, indicaram a polícia e o governo regional.
Elementos radicais envolvidos nos confrontos com a polícia tinham antes destruído montras de lojas e de bancos no centro de Bilbau, usando martelos e mobiliário urbano.
Durante os protestos foi ainda virado um carro da polícia e foram queimados vários contentores do lixo.
Duas pessoas, um homem de 42 anos e outro de 19, foram detidos pela polícia, que identificou ainda outros participantes nos atos violentos.
Os confrontos ocorreram já depois de ter passado pela zona uma manifestação convocada pela plataforma Gune, formada pelos sindicatos nacionalistas ELA e LAB e quando os manifestantes foram impedidos de chegar ao Museu Guggenheim.