A SIVA, representante em Portugal das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, anunciou que os clientes já podem verificar se o seu carro foi afetado pelo dispositivo que falseia as emissões de gases poluentes. A Seat também tem esta opção disponível online.
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Em comunicado, a SIVA refere que os "clientes da Volkswagen em Portugal já podem consultar, no 'site' da marca, informação sobre o seu veículo e ficar a saber se ele foi afetado pelo 'software' que causa discrepâncias nas emissões de óxido do azoto (NOx) durante os testes de dinamómetro".
A partir de hoje, a Volkswagen AG torna disponível a informação relativa aos veículos afetados, pelo que a SIVA aconselha os clientes a "inserir o número do chassis do veículo na plataforma criada no 'site' www.volkswagen.pt" ou a contactar a marca através dos telefone 808308989 ou pelo endereço de 'email' apoio.clientes@siva.pt.
O comunicado adianta que "os problemas reconhecidos não afetam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a sua circulação".
Também os proprietários de automóveis da marca Skoda têm esta opção de verificação online. "Os proprietários de veículos Skoda podem verificar online em www.SKODA.pt se o seu carro está afetado. Os clientes também podem obter mais informação ligando para o call center SKODA 808509950", diz a marca em comunicado.
No site da Audi consta uma informação aos clientes na qual a marca lamenta as reclamações que têm surgido nos últimos dias sobre as emissões em alguns dos seus veículos. Além de um conjunto de respostas para perguntas frequentes, a marca remete mais esclarecimentos para o serviço de apoio a clientes da SIVA.
A Seat, marca automóvel também afetada, disponibiliza no seu site uma ferramenta que permite aos seus clientes verificar se o veículo está afetado através do número de chassis do veículo.
A 18 se setembro, a Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um 'software' incorporado no veículo.
Dois dias depois, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e anunciou que 11 milhões de veículos do grupo em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera, um escândalo que levou à demissão do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn, substituído por Matthias Mueller.