O Jogo ao Vivo

09.02.2019

Galeria

Há mais carros de luxo em Portugal: veja quais são os mais vendidos

Há mais carros de luxo em Portugal: veja quais são os mais vendidos

Os portugueses compraram mais carros de luxo no ano passado. Foram registados 980 automóveis que custaram pelo menos 100 mil euros. Ou seja, mais 15,3% face a 2017, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Mercedes, BMW e Porsche - por esta ordem - são as marcas preferidas por este tipo de consumidores, sejam portugueses ou estrangeiros.

"Neste nicho de mercado, há alguns veículos comprados em Portugal, mas que depois são exportados para outros países, sobretudo para fora da União Europeia", assinala Helder Pedro, secretário-geral da ACAP.

O mercado doméstico, ainda assim, representa boa parte das vendas. São sobretudo os homens empresários e executivos, com mais de 50 anos, que compram estes automóveis, segundo os responsáveis das marcas mais vendidas. Estes veículos, sobretudo na Mercedes, também servem para transportar pessoal das embaixadas, garantiu fonte oficial.

A marca de Estugarda, graças a esta ajuda, reforçou no ano passado o primeiro lugar nas vendas dos carros de luxo, com 359 unidades, mais 50 do que em 2017.

A BMW ficou na segunda posição, embora tenha vendido menos três carros (259 contra 262) deste segmento na comparação entre 2017 e 2018.

A Porsche cimentou o terceiro lugar, com o registo de 113 automóveis, mais 38 do que em 2017. Os números, no entanto, pecam por defeito porque "não foram contabilizados os dados de todas as concessões", refere esta marca alemã.

Porto e Lisboa são as cidades onde se registaram mais compras, embora com perfis diferentes. "As grandes empresas compram sobretudo na capital; no Norte, este mercado é das pequenas e médias empresas", sustenta fonte da SIVA.

ver mais vídeos