A "Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia" está a levar milhares de pessoas a uma zona que normalmente tem dias mais calmos. A restauração junto ao Centro Cívico agradece.
Corpo do artigo
Elisabete Alvarenga tem o Café Tina Doce na rua Álvares Cabral, na zona pedonal, há 10 anos e faz um balanço positivo do evento que se instalou ali à porta no passado dia 1. "Ao fim de semana e à semana ao final da tarde notamos uma maior afluência de pessoas. Vêm em família e entram para comer qualquer coisa. É muito movimento", conta, acrescentando receber gente "de diferentes localidades".
Em 2016, recorda, a iluminação de Natal já tinha dinamizado a rua e levado mais gente aos cafés ali existentes. Agora, com as diversões gratuitas (ler caixa), a enchente natalícia é ainda maior.
No primeiro fim de semana da iniciativa, foi até preciso "pedir ajuda à família", de "tanta gente" que entrou no Tina Doce. "Estão meia hora à espera para andar na roda gigante. Há filas para tudo. Durante o fim de semana até costumo fechar, porque esta rua é calma, mas agora estou a abrir, porque acaba por ser um dia normal e mais um pouco, uns 30%".
José Andrade é o dono da confeitaria Estrela do Pão Quente, ali há 15 anos. Também ele elogia o evento organizado pela Câmara de Gaia, pelos Jogos Santa Casa e pela Global Media Group e que decorre até 7 de janeiro. "Não estava a contar com tanta gente efetivamente. Apanhou-me de surpresa mas é positivo. Há muita gente, de todas as idades, principalmente ao fim de semana e à tarde, a partir das 17 horas. Esforçamo-nos um bocado, mas damos conta do recado", partilha.
Catarina Pereira trabalha desde outubro n"A Loja dos Pastéis de Chaves e fala num "movimento enorme" logo nos dias de abertura. "O facto de ser gratuito puxa as pessoas a virem mais do que uma vez durante o mês de dezembro e nos primeiros dias de janeiro".
A Praça de Natal tem quatro atrações principais, todas com entrada livre. Há uma rampa e uma pista de gelo: a primeira tem 28 metros de gelo sintético, onde escorregam até 240 pessoas por hora, utilizando boias grandes, e na segunda o gelo está a entre os 8º e os 9º negativos e podem patinar ao mesmo tempo entre 65 e 70 pessoas. A roda gigante é uma réplica de um modelo clássico e sobe à altura de um 10.º andar. Na Casa do Pai Natal, os miúdos podem tirar uma fotografia com o barbudo e levam um desenho para colorir em casa.