Administrador dos Jogos Santa Casa sublinha que a prova rainha alinha pelos "valores comuns" aos da Santa Casa da Misericórdia e ganhou "relevância reforçada" quando o Placard passou a dar nome à competição
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Nuno Miguel Alves é o administrador dos Jogos Santa Casa, uma marca que define como "nacional", tal como a "transversalidade geográfica" que a Taça de Portugal Placard contém. Final é um "momento-chave do futebol nacional" e, por isso, é "normal" que suscite um "aumento do número do volume de apostas".
Esta parceria entre os Jogos Santa Casa (JSC) e a Taça de Portugal dura desde 2011/12. O que vos leva a prolongá-la sucessivamente?
-Os Jogos Santa Casa orgulham-se de ser a marca que mais apoia o desporto português e a Taça de Portugal é a prova rainha do futebol, pelo que diria que esta é uma parceria quase natural. Além disso, e como não podia deixar de ser, existe um alinhamento de valores que a justifica. A Taça de Portugal promove a igualdade de oportunidades, a superação dos desafios, a esperança de vencer, o fair-play e o desportivismo, sendo estes valores comuns tanto à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) como aos Jogos Santa Casa. É por todos estes motivos que o balanço desta parceria é bastante positivo desde o primeiro momento, tendo ganho uma relevância reforçada em 2018, quando o Placard passou a ser naming sponsor desta prova desportiva.
O facto de a Taça ser uma prova mais "democrática", que envolve todo o tecido do futebol português, desde logo em termos geográficos, é importante para a marca Jogos Santa Casa?
-Os Jogos Santa Casa são uma marca nacional, presente no continente e nas Ilhas, e a transversalidade geográfica desta prova é, para nós, determinante. Acresce o que mencionei na resposta anterior, os valores inerentes ao desporto e, especificamente, à Taça de Portugal, são em tudo convergentes com os valores da Misericórdia de Lisboa e do Departamento de Jogos Santa Casa, quer pela sua capacidade de inclusão, quer pela sua proximidade a atletas de todo o país, passando também pelo impacto positivo na vida das pessoas.
A Taça de Portugal Placard começou a 9 de setembro do ano passado em Alverca e nos Açores, quando se disputaram os primeiros dois jogos da primeira eliminatória. De norte a sul, passando pela Madeira e Açores, a final da prova rainha encerra, tradicionalmente, a temporada em Portugal e não será exceção esta época. Sabe-se, pelo menos, que o troféu irá ficar no norte do país...
O facto de os JSC incutirem, nesta final, uma vertente grande de responsabilidade social é, também, um elemento indispensável para a festa do Jamor?
-Seguramente. Nem podia ser de outra forma. O apoio dos Jogos Santa Casa ao desporto nacional tem sempre presente esta componente de responsabilidade social, seja de forma mais ou menos implícita. Aliás, a nossa estratégia tem sempre bem presente aquela que é a base da missão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: a realização da melhoria do bem-estar das pessoas, prioritariamente dos mais desprotegidos. Tudo o que fazemos procura alavancar este princípio. No caso concreto do nosso apoio à final da Taça de Portugal, temos levado utentes nossos, de diversos equipamentos, a assistir a este jogo, nomeadamente pessoas com deficiência e/ou incapacidade, que podem assistir a esta festa desportiva na bancada de mobilidade reduzida, e crianças e jovens, que podem não só vibrar ao vivo com as emoções do jogo, como alguma delas têm tido também a oportunidade de entrar em campo acompanhadas dos jogadores.
"[Na final da Taça] temos utentes nossos, nomeadamente pessoas com deficiência e/ou incapacidade, que podem assistir a esta festa"
Que retorno traz esta parceria para a marca JSC, nomeadamente para o Placard?
-A final da Taça de Portugal é, provavelmente, o evento desportivo com mais simbolismo a nível nacional e a presença de uma marca num ambiente de festa, sobretudo como esta, é sempre positiva. Falando especificamente do Placard, é uma marca de referência das apostas desportivas e é muito popular junto da população portuguesa e, por isso, fez-nos todo o sentido associar este jogo à Taça de Portugal. Acreditámos que esta seria uma aposta ganha e, efetivamente, a conjugação das duas marcas tem sido um sucesso, razão pela qual nos continuamos a associar a esta grande festa do futebol português.
"Os Jogos Santa Casa orgulham-se de ser a marca que mais apoia o desporto português"
Uma final de uma grande competição, como é a Taça de Portugal, representa um maior volume de apostas no Placard?
-Como todos sabemos, o futebol é um desporto que suscita muitas paixões no nosso país e mexe muito com as massas. Ora, sendo a final da Taça de Portugal Placard um momento-chave do futebol nacional - não é por acaso que é chamada de prova rainha do futebol - é normal que haja um aumento do número do volume de apostas. É esta a nossa experiência em anos anteriores e, por isso, partimos do princípio que este ano será igual. Desde o seu lançamento, em 2015, que o Placard tem garantido o terceiro lugar no portefólio dos Jogos Santa Casa, o que nos permite concluir que este jogo continua a ter uma boa aceitação por parte dos apostadores portugueses.