É quando cai a noite, depois de os mais novos saírem da escola e os mais velhos do trabalho, que a "Praça de Natal" é mais concorrida. O evento decorre até 7 de janeiro e é gratuito.
Corpo do artigo
Miúdos e graúdos, famílias inteiras, dos avós aos netos, casais de namorados, grupos de amigos. Todos quiseram espreitar e experimentar, na tarde de sábado, a pista de gelo instalada no jardim do Centro Cívico de Vila Nova de Gaia e transformá-la num dos maiores protagonistas da "Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia", que ali estará ate 7 de janeiro.
E o divertimento esteve tão concorrido que houve quem esperasse cerca de uma hora numa longa fila só para poder patinar ou proporcionar essa experiência aos mais pequenos. Foi o caso de Cláudia Santos e Ricardo Pinho, de Valadares (Gaia), que visitaram o espaço com a filha, Rita, e uma amiga desta. "É uma iniciativa muito interessante, mas tem uma afluência muito grande e, portanto, esperamos um bocadinho. Mas acho uma iniciativa fantástica", concluía Cláudia Santos enquanto ponderava experimentar a roda gigante, indecisa entre a curiosidade e o medo.
Rita e a amiga, Diana Gandra, é que não tiveram dúvidas, e disseram logo em uníssono que esse seria o próximo divertimento a experimentar, apesar das filas que se prolongaram até ao início da noite. "É muito fixe, muito giro", diziam as amigas entre risos e em coro, sempre a tentarem equilibrar-se nos patins. A pista de gelo já lhes tinha valido uns quantos trambolhões. Entretanto, os pais de Rita prometiam voltar durante esta semana.
O mesmo faria Guilhermina Rodrigues. No sábado, já eram nove, entre pais, filhos, tios, primos e sobrinhos, mas Guilhermina quer "repetir a dose" com toda a família.
Também Manuela e Rui Moreira, de Guimarães, faziam planos para regressarem com os filhos, após uma primeira impressão "positiva". "É extremamente agradável haver algum dinamismo cultural em Gaia. Promove o turismo e torna a cidade mais dinâmica", avaliava Rui Moreira.
As diversões (para além da pista de gelo e da roda gigante, há uma rampa de gelo e a Casa do Pai Natal) são todas gratuitas e o evento é organizado pela Autarquia de Gaia, pelos Jogos Santa Casa e pela Global Media Group, que tem no recinto uma redação temporária do "Jornal de Notícias" e da rádio TSF.