Entre 2019 e 2022 abriram oito novos hotéis de 4 e 5 estrelas naquela que é a cidade mais populosa da região Norte e que continua em franco desenvolvimento.
Corpo do artigo
Em apenas quatro anos, entre 2019 e 2022 - e com mais de metade deste período marcado pela pandemia -, a capacidade hoteleira de Vila Nova de Gaia aumentou para 1.316 hóspedes, com a inauguração de oito novos hotéis de 4 e 5 estrelas. Estes números somam-se aos 34 estabelecimentos hoteleiros em funcionamento e aos 1.131 alojamentos locais já existentes no concelho.
O interesse dos investidores em Gaia mantém-se, e neste momento estão em processo de licenciamento de empreendimentos turísticos 12 hotéis, sendo seis de 4 estrelas, com capacidade para 1.027 camas, e dois de 5 estrelas, com capacidade para 363 camas; três alojamentos locais; dois de turismo de apartamentos e ainda um turismo de serviços.
Boeira Garden Hotel
O Boeira Garden Hotel foi a primeira das novas unidades a abrir, em 2019. Um empreendimento de luxo na Rua Teixeira Lopes, com mais de cem quartos e várias suites, spa, piscina e terraço com vista para o rio Douro.
Rubens Hotels - Royal Village Gaia
No mesmo ano, foi inaugurado o Rubens Hotels - Royal Village Gaia, junto às históricas caves do Vinho do Porto Real Companhia Velha, com 73 quartos. De acordo com os responsáveis pelo empreendimento, "o Rubens Hotels nasceu da vontade de investir em algo diferente do já existente na cidade. E, por ser uma cidade muito próxima do Porto, o estilo de vida é muito similar à cidade vizinha". Sublinham ainda que "Gaia está francamente em desenvolvimento e expansão comercial e habitacional, sendo a cidade mais populosa da região do Norte".
Vinha Boutique Hotel
O Vinha Boutique Hotel abriu em 2021. Rodeado por jardins, lagos e um bosque, somando 3,5 hectares de área natural e 200 metros de frente de rio, apresenta-se como um refúgio próximo do Porto e da região do Douro.
Este hotel de 5 estrelas situado em Oliveira do Douro, com 38 quartos e suites, nasceu da reabilitação de uma propriedade do séc. XVI, antiga Quinta Fonte da Vinha, com uma extensa área de património natural, situada na margem esquerda do rio Douro.
The Lodge Wine & Business Hotel
Inaugurado em 2021, este hotel de cinco estrelas nasceu da reconversão de uma antiga cave de Vinho do Porto, com uma forte aposta no enoturismo. Tem 119 quartos e suites, alguns com terraço com acesso direto à piscina exterior (aquecida até 29 graus), outros com vista privilegiada para a Ribeira do Porto, o restaurante Dona Maria, bar e salas de reuniões para eventos. Outra das marcas do The Lodge Wine & Business Hotel é a sua garrafeira.
Nos últimos quatro anos foi ainda inaugurado o Caléway Hotel, um boutique hotel no centro histórico com 26 quartos, aberto em 2019. Em 2020, não houve quaisquer inaugurações devido à pandemia, mas em 2021 abriram ao público o Hotel Vincci Ponte de Ferro, junto à Ponte Luís I, com 94 quartos, e a Quinta do Pedregal Hotel &Spa, em Lever, um alojamento com casas, suítes e bungalows. Já em 2022, foi inaugurado o Hotel Hilton Porto Gaia, com 194 quartos, na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia.