A Câmara de Gaia está a inovar com a implementação de diversos projetos relacionados com os recursos naturais que são estruturantes para o futuro da cidade.
Corpo do artigo
Gaia está em contínua mudança. O futuro faz-se afirmando, no presente, a necessidade de assegurar que as próximas gerações possam usufruir, com qualidade, dos recursos naturais ao nosso dispor. Nesse sentido, a Câmara de Gaia está a inovar com a implementação de diversos projetos estruturantes para o futuro da cidade.
REDE DE PARQUES TEMÁTICOS
Tem como objetivo promover dinâmicas inclusivas, educativas e sociais. Ao nível de ambiente e sustentabilidade, a implementação destes parques constitui uma oportunidade urbanística e paisagística.
REABILITAÇÃO DE LINHAS DE ÁGUA
Faz parte da estratégia do Município de Gaia a criação de parques associados a percursos adjacentes às linhas de água que promovam, para além da sustentabilidade, a mobilidade suave. Nesse sentido, em março de 2022, o projeto «Reabilitação da Rede Hidrográfica do Rio Uíma - 1.ª Fase» obteve decisão favorável no âmbito da candidatura «Apoio à transição Climática (Aviso nº 6/ REACT-EU/2021)».
O futuro parque da Ribeira do Espírito Santo nasce da necessidade de integração e requalificação paisagística das áreas adjacentes da ribeira.
PARQUE DA RIBEIRA DO ESPÍRITO SANTO
O futuro parque da Ribeira do Espírito Santo nasce da necessidade de integração e requalificação paisagística das áreas adjacentes da ribeira que carecem de estratégias de drenagem das águas pluviais, num espaço verde público de qualidade que tenha em conta os valores socioecológicos na zona central da freguesia de Arcozelo.
«GAIA + ECOLÓGICA»
No âmbito da candidatura «Ambiente e Ação Climática - Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada», promovida pelo Fundo Ambiental, a Gaiurb está a desenvolver o projeto-piloto designado por «Gaia + Ecológica: a cidade a caminho da transição climática». Esta iniciativa visa difundir nos bairros sociais uma cultura ambiental saudável e inclusiva, como meio de sensibilização para assuntos relacionados com os ciclos naturais da água e do solo, a produção e consumos sustentáveis e o acesso à saúde de qualidade, promovendo o bem-estar coletivo da população. Tem como objetivo-base o apelo à cidadania ativa na execução de boas práticas ambientais, concretizando-as in loco.
GAIA MUSEU-AMBIENTE
A existência de um espaço onde possa demonstrar-se o papel do clima nas alterações da vida dos cidadãos e nas gerações futuras surge como uma necessidade de desenvolvimento da consciência e cidadania de todos. O Gaia Museu-Ambiente será uma referência nacional e internacional ao nível da arquitetura, da inovação tecnológica, da comunicação, da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental, que integra as pré-existências da antiga Fábrica das Devesas como memória futura.
REABILITAÇÃO DOS NÚCLEOS RIBEIRINHOS - ARNELAS, ESPINHAÇO E ESTEIRO
Em 2021, ficou concluída a reabilitação do espaço público do núcleo de Arnelas, em Olival. Atualmente, está a decorrer a reabilitação do espaço público dos núcleos Ribeirinhos do Espinhaço e Esteiro, em Avintes.