Investimento de 30 milhões de euros levará à criação de 100 empregos diretos e 200 indiretos.
Corpo do artigo
Gaia continua a captar investimento e a criar postos de trabalho. Agora, é a vez de a Garland investir 30 milhões de euros na criação de um imóvel, com uma área coberta de 38 mil metros quadrados e capacidade para 100 mil paletes, que funcionará como centro logístico. Entre as diversas atividades, sabe-se que vai apoiar a produção de bicicletas da Decathlon. O novo centro, implantado num terreno junto ao nó de Arcozelo (entre a A44 e a A29) com cerca de 100 mil metros quadrados, aponta para a expansão nacional da área logística do grupo Garland, que opera no setor da navegação, transportes e logística.
Este será o segundo centro logístico da empresa no concelho de Gaia e o maior da Garland em Portugal. Atualmente, a Garland Logística (unidade de negócio dedicada às operações de logística de armazém, distribuição e e-commerce do grupo) detém uma área de armazenagem de 91.500 metros quadrados, distribuída por sete unidades de Norte a Sul do país (Maia, Gaia, Aveiro, Mealhada e Cascais).
Com este investimento, a empresa irá alargar a sua capacidade para 129.500 metros quadrados, criando "um dos maiores parques nacionais no setor", e espera "aumentar o volume de negócios da área logística em 40%", após o crescimento acumulado de 50% nos últimos cinco anos.
Importa não esquecer que a pandemia afetou a Garland nos setores da navegação e dos transportes. No entanto, este contexto teve também o condão de despertar fortemente a logística do grupo, que com o tremendo crescimento do e-commerce, que veio para ficar, garantiu que a Garland continue a dar cartas neste setor tão premente.
Segundo destaca a empresa, o novo centro logístico da Garland "irá centralizar as operações logísticas de apoio à atividade de produção de bicicletas da RTE para a Decathlon, contribuindo para a consolidação de uma importante atividade industrial exportadora do concelho de Gaia".
Exigências de sustentabilidade ambiental
Com conclusão prevista para junho de 2022, este será "um empreendimento logístico de última geração" e "o primeiro centro logístico em Portugal com certificação internacional BREEAM New Construction", um sistema de avaliação internacional desenvolvido pelo Building Research Establishment, no Reino Unido, em 1990, que permite medir o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios. "O projeto seguirá um plano extremamente exigente, com validações rigorosas de vários intervenientes, incluindo as mais apertadas exigências de sustentabilidade ambiental", refere a Garland.
Adicionalmente, sustenta, "a unidade irá incorporar as mais avançadas tecnologias de segurança, nomeadamente um modelo de Sprinklagem FM approved, um sistema completo de deteção e combate de incêndios, desenfumagem, CCTV, controlo de acessos e intrusão, e bacias de retenção". O empreendimento será também dotado de painéis fotovoltaicos para autoconsumo e postos de carregamento para viaturas elétricas.