Gaia Innovation City juntará o mundo académico ao profissional através do seu<em> tech hub</em> de inovação.
Corpo do artigo
É um dos maiores projetos atualmente em curso no concelho de Gaia e vai nascer na Madalena. O Gaia Innovation City será um tech hub de inovação, com uma estrutura completa direcionada para a tecnologia e educação, reunindo o mundo académico ao profissional. A sua construção deverá ter início em 2023 e permitirá integrar um conjunto de serviços e infraestruturas que potenciam a incubação de talentos, com uma curva estimada de aprendizagem e empreendedorismo de dez anos, que permitirá formar e catapultar aqueles que serão os futuros gestores das maiores empresas mundiais.
O grupo brasileiro GCMP - Gestão de Capital & Management - já adquiriu os 21 hectares de terreno, ocupados atualmente pelo Parque de Campismo, onde pretende construir este tech hub de inovação. Segue-se o estudo de impacto ambiental, bem como o plano de mobilidade.
700 milhões de euros
O investimento previsto para a implementação de todo o projeto é de 700 milhões de euros e possibilitará a criação de empregos em variadas áreas, com equipamentos de ensino, empresas de inovação e tecnologia, hotel, área de retalho e serviços de gestão patrimonial da infraestrutura. De acordo com o que já se conhece do projeto, e quando concluído o parque tecnológico, o grupo de São Paulo terá até 250 mil metros quadrados ocupados por escritórios, residências estudantis, espaços de investigação, educação e de saúde, habitação, hotel, centro de congressos e unidades comerciais.
A aquisição dos terrenos do parque de campismo por parte do grupo brasileiro ao Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado - Gaia Douro - não carecia de aprovação por parte da autarquia, mas o Executivo entendeu que deveria pronunciar-se sobre um projeto desta magnitude. Assim, o fundo, administrado e gerido pela Caixa Gestão de Ativos Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, apresentou uma proposta de aquisição do imóvel, onde está inserido o Parque de Campismo da Madalena, no valor de oito milhões de euros, para ali instalar o campus universitário e tecnológico.
A 24 de janeiro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia aprovou, por unanimidade, a alteração do Plano Diretor Municipal (PDM), que permitirá a construção do centro tecnológico na Madalena entre 2023 e 2030. Na altura, o presidente da Câmara Municipal considerou a proposta do grupo brasileiro "particularmente interessante", porque "impede que o terreno seja utilizado para habitação, tal como prevê o PDM". "Aprovar a alteração ao PDM", defendeu o autarca, deixa também em aberto "que o atual parque de campismo, que corresponde a uma utilização de cerca de 15% da área total, possa lá manter-se, o que não quer dizer que a Orbitur continue, porque o concurso de concessão já terminou".
Para Eduardo Vítor Rodrigues, este investimento, "o maior da região Norte e um dos maiores do país", será "extraordinário não apenas para Gaia, mas também para a região".