Grupo Ferreira Martins investe 20 milhões na compra de um dos principais estaleiros da Soares da Costa.
Corpo do artigo
O fundo GFM Rendimento, fundo especial de investimento imobiliário fechado do Grupo Ferreira Martins, comprou um dos principais estaleiros da construtora Soares da Costa, por cerca de seis milhões de euros ao Banco Santander. O estaleiro situa-se na Rechousa, em Vila Nova de Gaia, e vai ser transformado num parque empresarial e comercial, num investimento que ronda os 20 milhões de euros. O grupo bracarense quer criar um espaço de referência em Gaia para o desenvolvimento de negócios e acolhimento de empresas dos mais distintos setores de atividade, sendo previsto que possa entrar em funcionamento em 2023.
Investimento de 20 milhões de euros
A obra será dividida em três fases. Iniciar-se-á com a demolição de alguns edifícios e posteriormente será feito o aproveitamento de parte da estrutura edificada, mas com a reformulação completa de toda a estética do edificado. Por fim, todos os arranjos exteriores serão alvo de uma profunda reformulação. Nesta última fase, pretende-se também a criação de diversas zonas comuns do empreendimento, para que sejam utilizadas por todas as empresas que venham a integrar o futuro parque empresarial e comercial.
O GFM surgiu em 1974, ano em que o empresário José Joaquim Ferreira Martins começou com uma serração de madeiras em Porto D"Ave, na Póvoa de Lanhoso. Este grupo familiar de empresas foi, ao longo dos anos, diversificando as suas áreas de negócio, estando também, atualmente, presente nos setores imobiliário e financeiro.
Os antigos estaleiros somam uma área total de cerca de 70 mil metros quadrados, que se encontravam abandonados e muito degradados, vindo a potenciar a criação de muitos postos de trabalho, diretos e indiretos.
Gigante ACA arrenda estaleiro em São Félix da Marinha
O Grupo Alberto Couto Alves (ACA), um dos mais relevantes players do setor da construção nacional, assentou a sua base de operações em São Félix da Marinha. Desde o ano passado, ocupa já metade do gigantesco estaleiro-sede da Soares da Costa - 36.489 metros quadrados de uma área superior a sete hectares (73.500 metros quadrados). Esta presença do grupo sediado em Famalicão nestes terrenos de Gaia tem como objetivo dar à empresa multinacional um espaço industrial de apoio à atividade do grupo ACA no Norte de Portugal, nomeadamente às duas obras em curso no Metro do Porto (no Porto e em Vila Nova de Gaia) e à requalificação do Mercado do Bolhão e da EN326 trecho 1 - Feira (A32/IC2)/Escariz.