Uma viagem pela Mealhada que vai da Mata do Bussaco ao leitão e vinhos da Bairrada
Separarmo-nos da nossa vida quotidiana é essencial para desfrutar de umas férias em plenitude. Viaje pelos sabores, memórias e história desta região do nosso Portugal com a promessa de se apaixonar pelo que vê e sente: a Mealhada.
Corpo do artigo
Planear uma viagem não é apenas definir quais os sítios a visitar, assim como chegar ao local não é apenas viajar pela "superfície". Conhecer as terras do nosso Portugal e viajar cá dentro é também fazer uma viagem pelos cheiros, sabores, sensações, memórias e história de cada região, e cada canto e recanto de Portugal tem muito para contar.
A Mealhada é um desses exemplos. Situado bem no centro do país, este concelho tem um vasto património quando falamos de tradição, cultura, recursos naturais e, claro, gastronomia.
Viajar pela Mealhada é apaixonar-se pelo que vê e sente, pelas cores, aromas e sabores. E nada melhor do que começar esta paixão através da Mata Nacional do Bussaco, monumento nacional candidato a Património Mundial da UNESCO, e onde ainda se sente a presença dos Carmelitas.
O passeio pela História que promete surpreender
A Mata Nacional do Bussaco é um espaço que irradia natureza e história e que, no coração dos seus 105 hectares, conserva a marca deixada pelos frades da Ordem dos Carmelitas Descalços. No meio de uma grande mancha verde com espécies e habitats únicos no mundo, vai encontrar um núcleo edificado de uma riqueza incontornável: o Convento de Santa Cruz.
Com a extinção da Ordem dos Carmelitas em 1834, a Mata do Bussaco perdeu o seu cariz religioso. No entanto, foi em 1856, com a transição para a Administração Geral das Matas do Reino, que a Mata ganhou uma nova dimensão, considerada mais "romântica", onde foram criados jardins, a cascata de Santa Teresa, o Vale dos Fetos ou o Lago Grande.
Foi em 1888 que se deu também início à construção de um palácio real, em estilo neomanuelino. As obras terminaram em 1907, tendo o Palácio sido convertido em hotel de Luxo - o Palace Hotel do Bussaco -, um dos pontos de maior interesse da Mata.
Se a visita começa na Mata do Bussaco, então deve continuar pela Cruz Alta, um miradouro que seria o mais próximo das divindades. Assim, a todas as dimensões religiosas, arquitetónicas e históricas, junta-se também a dimensão da natureza.
É na Mealhada que vai desfrutar de uma das matas mais ricas em património natural e palco de um festival que, através das artes, sensibiliza as crianças para a preservação da floresta: o Catrapim. O mesmo oferece espetáculos de teatro, música, marionetas, showcooking e arte circense, em 10 palcos dispersos pela floresta.
Mas se é de saúde e bem-estar que prefere falar, então deve descer o sopé, onde vai encontrar as Termas de Luso que, com as melhores águas minerais e medicinais do mundo, convidam ao relaxamento e à fuga da vida quotidiana que leva diariamente.
Dos passeios pelos parques dos Moinhos do Lograssol ou pelo Parque da Cidade da Mealhada, chegou o momento de recarregar energias e retemperar forças com a fabulosa gastronomia bairradina, considerada a sala de jantar da Europa.
É na Mealhada que reina o leitão da Bairrada, um produto de excelência da região, estaladiço e incomparável, que deu origem a várias iguarias únicas, como as iscas e a cabidela de leitão. O tão famoso leitão da Bairrada torna a Mealhada um ponto de paragem por muitos gastronómicos que querem provar leitão na sua essência, uma vez que a acompanhar o que não falta são vinhos e espumantes de Denominação de Origem Controlada (DOC) Bairrada, onde é a casta baga que manda.
Também vai contar com o famoso pão da Mealhada e a água de Luso, que completam os sabores da marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: água, pão, vinho e leitão.
O que não faltam são argumentos para visitar a Mealhada com a promessa de que a cada visita os novos sabores, cheiros e sensações não se esgotam. Nesta viagem pela Mealhada não perca pitada e desfrute ainda da cultura da região com o festival de jazz, o palco do Cineteatro Messias e as festas. É na rua onde vai viver as maiores festas do Município com o Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada ao som de samba e a FESTAME - Feira do Município da Mealhada.