Uma plateia voltada ao mar, assim é a esplanada recém-inaugurada do Alba Mare, um restaurante de aura mediterrânea instalado no areal, em Arcozelo. O espaço funciona como um bar de tártaros e bebidas, para quem procura uma refeição leve ou um aperitivo antes do jantar, com vista privilegiada para o pôr do sol.
Corpo do artigo
Aquela esplanada na praia Mar e Sol, em Arcozelo, é uma autêntica plateia para o espetáculo do mar: ao som da rebentação, sente-se a brisa fresca no rosto e contempla-se o manto azul escuro, de barbas brancas que se estendem repetidamente no areal. Facilmente se passa uma tarde a apreciar este cenário, recostados nos confortáveis bancos almofadados, sob os guarda-sois amarelo pastel com franjas. Ainda mais se juntarmos à equação um Aperol ou uma sangria de Prosecco e um combinado de tártaros, a mais recente oferta do restaurante Alba Mare, criada especialmente para a sua esplanada, recém-inaugurada. Entre as 12h e as 20h, o deck montado sobre o areal funciona como um bar de tártaros - há variações de vegetais, carne, camarão, atum e salmão, servidos em combinados de cinco ou 10 porções - para complementar o serviço de bebidas, ideal para quem procura um almoço leve ou um aperitivo antes do jantar. “Fechando o bar de tártaros, a esplanada funciona como bar, onde os nossos convidados podem acabar a refeição e tomar o café ou o digestivo a ver o pôr do sol ou a apreciar o som do mar”, sugere Ana Pinheiro, diretora de operações do restaurante.
O Alba Mare instalou-se naquela praia pacata em dezembro - em breve vai ganhar um irmão na Marina do Freixo, no Porto -, com o renascimento de um edifício que estava há anos ao abandono, depois de um par de incêndios que o deixou muito deteriorado. A obra de reabilitação conseguiu integrar alguns materiais pré-existentes, como as madeiras dos passadiços ardidos que fazem agora as grandes portas de entrada. Passando-as, dá-se logo com a lareira, ao centro da sala, elemento de aconchego nos meses de inverno. Agora, permitindo o tempo, a sala envidraçada abre-se completamente para deixar entrar a brisa do mar, diluindo a transição para a esplanada. “A ideia do Alba é que as pessoas consigam entrar aqui e sentir que estão em qualquer outro lugar do mediterrãneo, sempre com este quadro natural, esta conexão com a natureza”, destaca Ana. A intenção é também transmitir um ambiente descontraído, onde quem os visita possa “renovar energias, depois de um dia mais stressante ou acelerado”. A decoração facilita este desígnio, transmitindo leveza e frescura através de uma abordagem minimalista e orgânica no uso de materiais como as madeiras, as palhas e tons pastel salpicados com apontamentos vibrantes de amarelo e azul, especialmente nos quadros de limões que revestem as paredes, numa referência à gastronomia italiana, um dos pilares da carta de sabores mediterrâneos assinada pelo chef Pedro Silva.
O arancini recheado com ragú e servido com um aioli de caril é candidato de peso para abrir a refeição, seguindo-se nos principais propostas frescas como o risoto de lima, espargos e gambas, o tagliatelle de gambas com molho de crustáceos ou os ravioli de queijo de cabra com molho de beterraba. Já as pizas conjugam dois estilos, o romano e o napolitano, resultando num híbrido de massa fina e pouco rebordo. No momento final, a atenção volta-se para o tiramisu, fiel à confeção clássica, mas enriquecido com um crumble de chocolate. É um favorito, de tal forma que já se juntaram mais duas variações à carta, uma de amendoim e caramelo salgado e outra de limoncello, mais fresca, a pensar no verão e na esplanada, onde também são servidas as sobremesas. Um doce e um refresco, a ver o sol pousar no mar: haverá melhor forma de renovar energias?
Alba Mare - Trattoria Casuale
Avenida Gomes Guerra, 1495, Vila Nova de Gaia
Tel.: 911 026 589
Web: albatrattoria.com
Das 12h às 23h30. Sextas e sábados até às 24h. Não encerra.
Preço médio: 28 euros