Com Muse, Nine Inch Nails ou Olivia Rodrigo na bagagem, o NOS Alive está a bater à porta com a 17.ª edição, no Passeio Marítimo de Algés. O motivo para um passeio ao longo do eixo Algés-Belém, com novidades à mistura.
Corpo do artigo
Foi mandado construir por Policarpo Anjos, um abastado comerciante, nos finais do século XIX - na altura batizado como "o chalet de Miramar" -, mas este palacete da baixa de Algés funciona como centro de arte há quase duas décadas. Por estes dias, há novos motivos para visitar o Palácio Anjos, que inaugura uma nova exposição que reúne obras de pintura, desenho, poesia e escultura. "Memória, Gesto e Automatismo na Poética de Moita Macedo" está patente ao público a partir de 27 de junho, até 28 de setembro, debruçando-se sobre o percurso intelectual e político do referido poeta, pintor, pensador e humanista, associado ao surrealismo.
O próprio palácio tem um jardim envolvente, mas se a ideia é desfrutar de bom tempo em espaços verdes, uma curta distância a pé leva-nos até ao Parque Urbano de Miraflores, um dos pulmões desta zona mais frequentados em dias de ócio. Ao longo de cinco hectares, os passeios fazem-se em ciclovia ou em percursos pedonais, mas também ao longo do circuito de manutenção. O parque está ainda dotado de um parque infantil, uma cafetaria com esplanada e um clube de minigolfe. Choupos-negros, freixos, plátanos, sobreiros, margaridas e orelhas-de-ovelha são exemplos da flora que ajuda a vestir o parque, onde se avistam habitantes como melros, borboletas, trepadeiras e ouriços-cacheiros.
O passeio, ainda que desacelerado, acelera o apetite, já se sabe. Mesmo a tempo de dar um salto a Belém para conhecer o novo espaço da Focacceria BM, que abriu portas neste bairro no final de 2023, mas que acaba de se mudar para uma morada maior e com mais luz natural. Trata-se da primeira casa de Lisboa focada em focaccias, pelas mãos de Bruno Marcelino - o BM refere-se às siglas do proprietário, mas também ao lema Bread Maniacs -, um apaixonado pela gastronomia italiana, que soma duas décadas ligadas à cozinha. A recente inauguração do espaço - que tem uma esplanada convidativa para os dias longos - trouxe novas sandes para a carta, mantendo a aposta na charcutaria e queijos italianos. É o caso da Tosca (recheio de porchetta, creme de parmesão, cebola confitada e rúcula) e da Chanfrada (almôndegas, molho de tomate, maionese de nudja e parmesão ralado), que se juntam a outras focaccias já conhecidas da casa, como a Louca (pancetta, creme de gorgonzola, cebola confitada e pistacho) e a Doida (speck, creme trufado, cogumelos, burrata e azeite de trufa).
NOS Alive: Três dias de música
Como acontece há 18 anos, o Passeio Marítimo de Algés volta a acolher mais uma edição do NOS Alive, de 10 a 12 de julho. Olivia Rodrigo, Muse, Nine Inch Nails, Justice, Benson Boone, Future Islands, St. Vincent, Anyma, Foster The People, Finneas e Barry Can"t Swim são alguns dos nomes que compõem o cartaz deste ano. O bilhete diário custa 84 euros, o passe de dois dias fixa-se nos 168 euros. O primeiro dia e o passe para os três dias estão esgotados.
Palácio Anjos
Alameda Hermano Patrone, Algés
Das 11h às 18h, de terça a domingo.
Preço: entrada desde dois euros.
Parque Urbano de Miraflores
Avenida General Norton de Matos, Algés
Sempre aberto.
Focacceria BM
Rua D. Lourenço de Almeida, 3A, Lisboa.
Das 12h às 22h, de terça a domingo.
Preço: focaccias desde nove euros.
