A iniciativa Global Kitchen in Porto, que convida chefs nacionais e internacionais a reinterpretar pratos incónicos da Invicta, regressa esta semana com a sua segunda edição.
Corpo do artigo
Os chefs Rui Paula (anfitrião local, a liderar a cozinha da Casa de Chá da Boa Nova, duas estrelas Michelin em Leça da Palmeira, entre outras casas) e Miguel Carretero (convidado espanhol que lidera o Santerra, em Madrid, detentor de uma estrela Michelin) são os protagonistas da segunda edição do Global Kitchen in Porto, uma iniciativa gastronómica promovida pela Câmara Municipal do Porto, que coloca chefs aquém e além-fronteiras a revisitar alguns dos pratos mais emblemáticos da Invicta.
De 5 a 7 de junho, as atenções recaem sobre a francesinha, que será recriada combinando uma visão tradicional e inovadora. O programa arranca na quinta-feira, com chegada de convidados e jantar de boas vindas. Na sexta, pelas 10h30, acontece o showcooking na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, onde os dois chefs apresentarão as suas versões da francesinha.
Já no sábado, também de acesso livre, decorre pelas 11h30 a conversa "A gastronomia é uma arte?", na Galeria Fernando Santos. Os dois chefs convidados falarão com o galerista Fernando Santos sobre temas como identidade, criatividade e gastronomia contemporânea. O showcooking e a conversa são ambos abertos ao público e de livre acesso, mediante inscrição no site do evento.
Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal do Porto, explica que "a francesinha é talvez o prato que melhor simboliza a ousadia e o espírito irreverente da cidade. É um exemplo perfeito de como a nossa identidade gastronómica é construída a partir do encontro entre tradição e criatividade. Com o Global Kitchen queremos exatamente isso: dar palco a essa identidade, contando a nossa história com a ajuda de quem a vive e transforma todos os dias - os chefs, os restaurantes, os produtores e, claro, os portugueses".
O Global Kitchen in Porto estreou-se este ano com uma primeira edição dedicada às tripas à moda do Porto. Depois da francesinha, uma terceira edição já está planeada para 21 e 22 de junho, focada no arroz de polvo, com a presença dos chefs Pedro Lemos e Janaína Torres.