"Dans le Noir?": jantares às cegas do Sheraton Lisboa ganham novos sabores outonais

Foto: DR
Assinalando o primeiro aniversário, o projeto Dans Le Noir?, que decorre no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, em Picoas, apresenta dois menus inspirados nos aromas e sabores outonais. A experiência, que se distingue pelo facto de a refeição ser totalmente servida às escuras, tem duração máxima de duas horas e realiza-se três vezes por semana.
São quatro os menus disponíveis na experiência gastronómica e sensorial Dans Le Noir?, projeto que assinala o seu primeiro aniversário no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, em Picoas, no centro de Lisboa. Às já conhecidas "Viagem Sensorial" e "Festa dos Sentidos" somam-se agora duas novas opções: "Despertar Sensorial" e "Harmonização dos sentidos", esta última com harmonização vínica.
"Criámos uma combinação de ingredientes leves e vibrantes com um toque acolhedor, perfeito para receber esta estação com conforto e prazer à mesa", explica o chefe executivo da unidade hoteleira, Valdir Ramos, em comunicado.
Com duração máxima de duas horas, a refeição é realizada totalmente às escuras, delegando a visão para segundo plano. A experiência, distante de qualquer distração, como o telemóvel, começa muito antes da prova gastronómica, com um breve briefing.

De seguida, os participantes são encaminhados por um guia de mesa para as mesas atribuídas, fazendo o trajeto com a mão esquerda apoiada no ombro da pessoa da frente, devido à ausência de luz. A refeição é realizada às escuras, depois de se ambientarem espacialmente aos talheres, copo e água presentes na mesa.
"Normalmente, 80% da experiência de comer faz-se com a visão, mas aqui é o contrário. Faz parte da experiência os clientes sentirem-se desafiados a adivinhar o que estão a comer e falarem com quem está à sua volta [os clientes são agrupados em mesas grandes]", refere a diretora-geral do restaurante, Alexandra Moreaux.
O serviço é realizado por uma equipa de guias de mesa invisuais, elevando a missão de inclusão social do Dans le Noir?. No final, os participantes são convidados a adivinhar os pratos experimentados.

Os menus surpresa incluem entrada e prato principal, e são acompanhadas por água ou vinho, consoante a seleção. O menu "Despertar sensorial" tem o valor de 45 euros e não inclui harmonização vínica. Já a opção "Harmonização dos sentidos", com dois copos de vinho, está disponível por 54 euros.
Os menus anteriormente disponíveis - "Viagem Sensorial" e "Festa dos Sentidos" incluem ainda sobremesa, e totalizam 55 e 69 euros respetivamente. A "Festa dos Sentidos" inclui harmonização vínica.
Os jantares realizam-se de quinta a sábado, a partir das 19.45 horas e as reservas podem ser feitas no website lisboa.danslenoir.com.
