Agosto está aí com muitas propostas fora de portas. Seja para olhar o céu, em Leça da Palmeira, comer comida georgiana em Lisboa, ouvir música em Sintra e no Algarve ou combinar bem-estar com sustentabilidade nos Açores
Corpo do artigo
Dois dias para viajar pelo cosmos em Leça da Palmeira
O Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira (Matosinhos), volta a abrir, nos próximos dias 9 e 10 de agosto, os seus jardins ao MUCÉU - Noite das Estrelas Dia da Ciência, um evento ao ar livre dedicado a famílias e crianças, que alia ciência, criatividade e observação astronómica. A programação arranca a 9 de agosto, entre as 19 e as 24 horas, com um ambiente descontraído marcado por sunset musical, piquenique ao luar, observações com telescópios, passeios comentados pelas constelações e uma conversa sobre o Universo. No dia seguinte, os mais novos são o público central. Há sessões no planetário insuflável, ateliês científicos e criativos - com experiências como "Carro a Balão", "Bumerangues" e "Marcianos Mutantes" - e ainda demonstrações de física ao vivo. As atividades são gratuitas. Mais informações em cm-matosinhos.pt.
A gastronomia da Geórgia à mesa lisboeta
O restaurante NADI! Bistro, localizado em São Bento, Lisboa, assinala o seu terceiro aniversário, até 10 de agosto, com o Festival Khunkali - uma homenagem ao prato emblemático da gastronomia da Geórgia. A casa apresenta um menu que combina tradição, destacando cinco versões desta iguaria artesanal, incluindo a estreia do khinkali de camarão, nunca antes servido no restaurante. A chef Sofia Osipidi, responsável pela cozinha desde a abertura do restaurante, assina o cardápio especial que mantém os clássicos da Geórgia. Para complementar, o NADI! oferece limonadas artesanais típicas da Geórgia e uma seleção de cervejas artesanais nacionais e internacionais, numa experiência que remete aos tradicionais "supras" - os banquetes festivos do país caucasiano. Mais informações em nadibistro.com.
Celebrar a cultura e o ambiente em São Miguel
O festival Azores Burning Summer regressa este ano com uma proposta multidisciplinar que combina cultura, bem-estar e consciência ambiental, reforçando o impacto social de cada um de nós na ilha de São Miguel. Entre 4 e 7 de agosto, há quatro sessões gratuitas de cinema ao ar livre na esplanada do bar Os Moinhos Lounge Garden, ma Praia dos Moinhos. Com início às 21 horas, são filmes que exploram questões culturais, sociais e ambientais. De 14 a 16 de agosto, a Ribeira Grande acolhe o VIVE - Programa Comunitário de Saúde, com uma programação com foco no bem-estar físico, emocional e social, propondo um conjunto de atividades distribuídas pelo Mercado Municipal, o InWave e o Pavilhão Desportivo Municipal Engenheiro Fernando Monteiro. Nos dias 29 e 30 de agosto, o palco Terra Nostra recebe destaques como Dino d´Santiago & Os Tubarões, Bonga e Anthony B. Bilhetes e informações em azoresburningsummer.com.
Pôr do sol, vinho e música em Arade
Todas as quintas-feiras até setembro, entre as 18 e as 21 horas, nas vinhas da Adega Arvad, situadas entre o rio Arade e o Algarve, há as Arvad Sunset Sessions. A iniciativa promete transformar o pôr do sol num momento de celebração entre vinhos, música e sabores regionais. O evento é promovido pela equipa da Arvad, atualmente liderada por Mafalda Garcia de Matos, com apoio de músicos e DJs convidados a cada edição. Entre as novidades da temporada, destaca-se o lançamento de um novo rótulo da casa: o Sauvignon Blanc Arvad, produzido sob a orientação do enólogo Bernardo Cabral. A entrada tem o custo de 20 euros por pessoa e inclui dois copos de vinho da gama colheita - disponíveis nas versões branco, rosé ou tinto. Para acompanhar, estão disponíveis tábuas de petiscos algarvios, pensadas para partilha, com o valor adicional de 15 euros. Reservas em arvad.pt.
Notas clássicas que se enraízam nas ruas de Sintra
A Câmara Municipal de Sintra organiza, nos dias 8 e 9 de agosto, três espetáculos gratuitos da Orquestra Saí à Rua, iniciativa que visa aproximar a música clássica de diferentes comunidades do concelho, promovendo um acesso mais amplo à cultura. Sob a direção do maestro Cesário Costa, a Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II interpretará um repertório que une a sofisticação do barroco português de Carlos Seixas ao drama de Vivaldi, à atemporalidade de Pachelbel e à diversidade de estilos de Telemann. Os concertos decorrem sempre às 21 horas, ao ar livre e com entrada gratuita. A 8 de agosto é na Praça de Fanares, em Algueirão Mem-Martins, e a 9 no Parque Urbano Salgueiro Maia, em Massamá e Monte Abraão. Programa completo em cm-sintra.pt.