"Meu querido mês de agosto, por ti levo o ano inteiro a sonhar", assim o canta Dino Meira. O oitavo mês chegou com um leque versátil de atividades, muitas destas gratuitas. Do artesanato ao cinema ao ar livre, música e magia, basta tomar nota.
Corpo do artigo
SINTRA
Parques de Sintra
A tempo de continuar os festejos dos 30 anos da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO, a Parques de Sintra preparou um leque de atividades em agosto para toda a família, espalhadas pelos espaços que gere. A 8 e 9 de agosto, entre as 18h e as 20h30, há um crime para resolver no Chalet da Condessa d"Edla, um exercício que vai levar miúdos e graúdos a ser detetive por um dia e descobrir o culpado de um assassinato, através de várias pistas e salas. Já dia 24, pelas 10h30, realiza-se a visita "Os Trilhos das Águas de Monserrate", caminhada imersiva junto às coleções botânicas e às águas do Parque de Monserrate. As Lagoas da Tapada, a Cascata de Beckford, o Vale dos Fetos, o Jardim do Japão, os Lagos Ornamentais e o Jardim do México são pontos de passagem neste percurso. O bilhete para cada atividade é de um euro/pax. Mais informação em ph30.parquesdesintra.pt.
ESTORIL
Feira de Artesanato do Estoril
Agosto marca a última oportunidade para visitar um dos mais antigos eventos no concelho de Cascais. A Feira de Artesanato do Estoril decorre até 24 de agosto no Espaço Fiartil com a sua 60.ª edição, reunindo mais de 90 expositores e a presença de centenas de artesãos, marcas de comércio tradicional e de gastronomia, além de três restaurantes onde se servem petiscos como pão com chouriço e caldo verde. A promoção do artesanato regional é uma das apostas, com a participação de outros municípios do país e de outros países. Vale ainda a pena passar pela área expositiva que marca os 60 anos da Fiartil e da feira, mostrando a sua história e evolução ao longo das décadas. Atuações de fado e de ranchos folclóricos e momentos de dança fazem parte da programação cultural da Feira de Artesanato do Estoril, que pode ser consultada em fiartil.pt. A entrada custa 1,50 euros e as crianças até aos 10 anos não pagam. A feira acontece entre as 17h e as 23h, de domingo a quinta, e das 17h às 00h, sexta e sábado.
LISBOA
Festival Lisboa Mágica
Como já se vem tornando hábito na capital, agosto marca o regresso às ruas da capital do Lisboa Mágica, o Festival Internacional de Magia de Rua de Lisboa. Esta é a 13.ª edição da iniciativa, nascida há quase duas décadas, e que oferece espetáculos de magia gratuitos entre 19 e 24, de manhã, de tarde e de noite, em vários locais da cidade, como o Jardim da Estrela, o Largo do Carmo, o Largo do Chiado, o Palácio Baldaya, a Praça Luís de Camões e o Arco da Rua Augusta, o Jardim do Museu Lisboa, o Jardim Fernando Pessoa e a Alameda dos Oceanos, entre outros. Sob direção artística de Luís de Matos, o Lisboa Mágica conta com um cartaz de 15 artistas, vindos de 11 países diferentes, totalizando 175 espetáculos de rua. A programação completa, com locais e horários, consulta-se em lisboamagica.pt.
PORTO e LISBOA
Cinema ao ar livre
A sétima arte espalha-se por estes dias pelas ruas da Invicta e da capital, com festivais de cinema ao ar livre. No Porto, o ciclo "Cinema Fora do Sítio" acontece ao longo de todo o mês, às sextas e sábados, sempre pelas 22h, com entrada livre, e em locais diferentes. Alguns dos destaques são "Missão Impossível: O Acerto Final" (8, Jardins do Palácio de Cristal), "Um Panda em África (9, Largo da Estação de Campanhã), "F1 - O Filme" (15, Jardim de Sobreiras), "Paddington na Amazónia" (16, Parque da Pasteleira) ou "Mundo Jurrásico: Renascimento" (29, Largo do Amor de Perdição). Em Lisboa, o Jardim do Torel volta a acolher o ciclo gratuito "Cinema no Verão", todas as sextas e sábados, pelas 21h. "The Lucky One" (dia 8), "O Feitiço do Tempo" (9), "Negócio Arriscado" (15), "Tudo Bons Rapazes" (22), "Balbúrdia no Oeste" (29) e "Tootsie - Quando Ele Era Ela" (30) fazem parte do cartaz.
VILA NOVA DE GAIA
World Of Wine
Durante o mês que agora arranca, o WOW reforça a sua agenda com festas de finais de tarde, música e gastronomia. Uma das novidades do quarteirão cultural de Gaia é a chegada dos Sunsets na Praça, que acontecem agora na praça central, a 15 e 24 de agosto, com animação de DJs, sempre entre as 15h e as 22h. O convite para dançar de copo na mão tem entrada livre. A estas juntam-se as já conhecidas festas de finais de tarde no terraço do restaurante VP, a 23, 30 e 31 de agosto, com música e vistas panorâmicas sobre o Douro. Agosto traz ainda o Festival das Tasquinhas ao WOW, dias 2 e 3, onde se servirão papas de sarrabulho, tripas à moda do Porto ou rojões, por exemplo, e o Festival do Fumeiro, a 16 e 17, ambos no terraço do VP e de entrada livre. Outro destaque é o espetáculo intimista de fado que acontece na Lemon Plaza, com jantar vínico incluído, por 55 euros/pax, dias 22 e 29. Todos os detalhes estão em wow.pt.
PALMELA
Palmela Wine Jazz
Está de regresso a iniciativa que junta música ao vivo, prova de vinhos locais e caminhadas no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, pulmão verde situado junto ao castelo de Palmela. A 11.ª edição do Palmela Wine Jazz acontece durante três dias, de 15 a 17 de agosto, e a entrada é gratuita. A feira de vinhos da Península de Setúbal é um dos pilares do certame, com a presença de vários produtores locais, provas comentadas, ofertas, promoções e um bar de vinhos. Quanto aos concertos, marcados pelos ritmos do jazz, do soul e dos blues, há atuações ao vivo sempre pelas 20h e pelas 22h, sendo o cartaz deste ano composto por nomes como Ivo Soares & Zé Soares Jazzin", Branco Toca Marco Paulo, Maria Carvalho Quinteto - Margem, Kavita Shah - Cape Verdean Blues, Ciro Cruz Quarteto e Eduardo Cardinho Sexteto - Not Far From Paradise. O programa do festival conta ainda com um passeio pedestre, aberto a todos. Mais informações pelo 212336668 ou no site cm-palmela.pt.
VILA NOVA DE GAIA
The Yeatman
Em Gaia, Verão é sinónimo de Sunset Wine Parties e vistas desafogadas sobre o rio Douro e o casario portuense. O terraço do The Yeatman volta a acolher estas festas que juntam música, animação de DJ, cerca de 30 produtores vínicos nacionais e as propostas gastronómicas do chef Ricardo Costa. Em agosto, a iniciativa acontece no dia 21, sob o mote "The Yeatman in Rio", inspirada no Brasil dos anos 1960 e 1970, e tendo como protagonistas os ritmos de samba e MPB, os sabores do churrasco e um bar de caipirinhas com variações de vinho do Porto. Em setembro, já se sabe que será Nova Iorque a localidade-temática da festa. A Sunset Wine Party de agosto acontece das 19h às 23h e o preço do bilhete fixa-se, para já, nos 145 euros/pax (valor early-bird), no site oficial do hotel cinco estrelas de Gaia, em eventos.theyeatman.com/pt.
VÁRIOS LOCAIS
Bacalhau da Noruega On Tour
De forma a reforçar a proximidade entre os portugueses e o fiel amigo, a iniciativa Bacalhau da Noruega On Tour está de volta com a segunda edição da sua digressão nacional. Na prática, a food truck do Bacalhau da Noruega anda a percorrer o país de norte a sul, em festas e feiras de verão, levando consigo várias receitas à volta deste ingrediente, sejam estas mais tradicionais, ou mais leves, modernas e adaptadas aos meses de calor. O evento, criado há um ano e promovido pelo Conselho Norueguês das Pescas, começou a 25 de julho e termina a 19 de agosto. Tome nota das próximas datas e locais: Festival Rocketmen, Coimbra (dia 1), Feira de Santiago, Setúbal (2 e 3), Expofacic, Cantanhede (5 e 6), Festas de La Salette, Oliveira de Azeméis (7 e 8), Festas de Nossa Senhora das Neves, Póvoa de Varzim (9 e 10), Feira de São Bartolomeu, Trancoso (12 e 13), Festas de Nossa Senhora de Todo o Mundo, Paços de Ferreira (14), Festa do Santíssimo Sacramento, Fafe (15), Festas de Nossa Senhora das Dores, Trofa (16 e 17), Feira de São Mateus, Viseu (18 e 19).
VILA FLOR
Quinta da Acushla
A 9 de agosto, a transmontana Quinta da Acushla, em Vila Flor, organiza um final de tarde e noite para os amantes de astroturismo, uma experiência que une bem-estar, natureza, cultura e ciência num só dia. O evento "Pool & Moon" é organizado pela CountingStars, empresa nacional ligada à contemplação cósmica e experiências sensoriais, e arranca com sessões de ioga ao por do sol, música junto à piscina do alojamento, uma caminhada noturna, provas de azeite biológico e observação astronómica guiada pela lua cheia e pelas estrelas. O jantar e pequeno-almoço estão incluídos, bem como a opção de campismo no olival. Há ainda a possibilidade de alojamento na Golden House, com cinco quartos disponíveis. O preço fixa-se nos 79 euros/pax, ou 75 se a inscrição for dupla. Para grupos de três ou mais elementos, o valor é de 69 euros/pax. Crianças entre os seis e os 10 pagam 19 euros. Para a opção de alojamento na Golden House, acresce 120 euros por quarto. Reservas em countingstars.org.
LISBOA
Igreja da Graça
É um edifício com oito séculos e um dos exemplares exímios da arquitetura manuelina - com apontamentos barrocos desde o seu restauro, pós-terramoto de 1755 - mais visitados em Lisboa. O seu interior é marcado por azulejos dos séculos XVI, XVII e XVIII, altares de talha dourada e esculturas setecentistas. Agora, o bom tempo e os meses quentes trazem uma nova experiência nas alturas para ser vivida aos finais de tarde e noite na Igreja da Graça, situada no Miradouro Sophia de Mello Breyner. Desde 28 de julho, o seu terraço passa a abrir-se diariamente, com vistas amplas sobre o Tejo, o Castelo de São Jorge e a urbe alfacinha em redor. A iniciativa, sempre entre as 19h e as 22h, dá acesso ao terraço, a um espaço lounge com iluminação cénica, uma garrafa de espumante (20cl), um petisco e música ambiente. Os bilhetes vendem-se no próprio local e a subida faz-se por 10 euros/pax.