Cinco escolhas para uma Páscoa à mesa, do aconchego do Douro ao calor do Algarve
Por estes dias, olha-se para o país e veem-se menus repletos de receituário tradicional. É o tempo da procissão de pausas pascais, com ponto alto no fim de semana de 18 a 20 de abril. Siga por estas apostas infalíveis, entre quintas, restaurantes e resorts
Corpo do artigo
Alma alentejana combinada em música e comida
A Páscoa celebra-se entre 18 e 21 de abril na Quinta do Paral, na Vidigueira. O programa “A nossa terra, a nossa alma”, propõe uma celebração onde a música e a gastronomia se unem à essência do Alentejo. No domingo de Páscoa, o almoço apresenta iguarias da região. Segunda 21 fica marcada por um piquenique a cargo do chef Vítor Sobral, pela voz de Luís Trigacheiro e por provas verticais de quatro vinhos brancos e quatro tintos da Quinta do Paral. O evento de dia 21 é aberto ao público e custa 70 euros. Os interessados em pernoitar podem usufruir do programa completo, de 18 a 21, que inclui alojamento com ocupação dupla, pequeno-almoço e jantar a 18, 19 ou 21, a partir dos 450 euros por noite.
Reservas: 284 441 620, loja@quintadoparal.com
Menu especial no Capítulo de Celso Padeiro
O Capítulo Restaurant & Bar, no Square Hotel Vignette Collection, em Lisboa, convida a tradição e a sofisticação para um almoço pascal. Em celebração da quadra, o chef Celso Padeiro criou um menu especial para 20 de abril. Começa-se com uma entrada de recheio de sapateira, com maionese de pickles e tostas crocantes; como prato principal, bacalhau confitado no forno a lenha, servido com estufado de sames, azeitonas galegas e cebolinhas; e, para os amantes de carne, borrego recheado com pinhões, passas e bacon, finalizado com molho de vinho do Porto e framboesas; por fim, saboreia-se arroz-doce de leite de coco e lúcia-lima. Para harmonizar, há uma seleção de vinhos Adega Mãe PHC Hotels Colheita Particular. A experiência vale 70 euros.
Reservas: 218 295 210, capitulo.pt
Direto à praia, à animação e à mesa em Altura
Abril traz ao Algarve o calor primaveril e a reabertura do Verdelago Resort, em Altura, com um plano para a Páscoa. Envolto pela natureza, o complexo de cinco estrelas preparou um programa para famílias que inclui duas ou três noites de alojamento e produtos regionais. Entre os dias 18 e 20, o foco são os mais novos, que podem aproveitar atividades como decoração e caça aos ovos, teatro e jogos. No dia 20, dá-se o almoço de Páscoa no restaurante Salicórnia, que contempla espargos, parmesão, presunto ibérico e emulsão de café e soja; filete de dourada, funcho estufado e laranja; cabrito de leite com batata confitada; Brás de legumes, tomate provençal e alcaparras; tarte de chocolate; doce de ovos; e framboesas crocantes. Não falta harmonização de vinhos. Os convidados podem ainda usufruir do acesso direto à praia e percursos pedonais, bem como aos dois bares e complexos desportivos do resort. As reservas começam nos 805 euros, por duas noites.
Reservas: 281 101 601, verdelago.com
Domingo de exceção com um bom fim
No dia em que se assinala a Páscoa, o restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos, na Quinta do Bomfim, Pinhão, abre portas excecionalmente com o menu “Tradição à mesa”. Pedro Lemos preparou entradas como grãozada de sames, tripas e feijocas, legumes assados e carapau de escabeche; duas opções principais, cabrito assado com arroz de forno ou bacalhau com migas soltas; e, para adoçar o paladar, pudim dos ecos, picado de abelhas, toucinho do céu, torta de laranja e queijo amanteigado. Existem duas opções de harmonização vínica, com rótulos da família Symington: uma por 25 euros adicionais e outra por 40. O almoço custa 70 euros (um prato principal) ou 90 euros (dois pratos principais).
Reservas: 254 730 360, info@bomfim1896.com
No Crowne Plaza, um almoço para todos os paladares
O Crowne Plaza Porto abre as portas do SoMos Restaurant & Lounge para um almoço pascal. O menu de 20 de abril, criado pelo chef Jorge Sousa, apresenta um buffet onde há espaço para entradas que incluem saladas, quiche Lorraine e mexilhão à espanhola; uma mesa de peixe e marisco, entre camarão cozido, espetadas de polvo com chouriço serrano e salmão fumado. Há carne e peixe nos pratos principais, entre bacalhau à Zé do Pipo e costela mendinha com batata assada e castanhas. As sobremesas vão do pão de ló de Ovar ao cheesecake de citrinos. O almoço começa às 12.30 horas e vale 55 euros, sem bebidas. As crianças até aos dois anos são convidadas da casa, e dos três aos dez anos pagam 27,50 euros.
Reservas: 226 072 500, somos.restaurant@ihg.com