O ciclo Cinema na Vinha regressa esta sexta-feira à região dos Vinhos Verdes, com sessões de cinema ao ar livre e provas de vinho ao longo dos meses de junho, julho e agosto.
Corpo do artigo
Este ano, o ciclo propõe uma “Viagem pelos sentidos”, o tema escolhido para a curadoria das 18 sessões de cinema distribuídas pelos jardins da Casa dos Vinhos Verdes - Palacete Silva Monteiro, no Porto, e em oito quintas de produtores da Região Demarcada. O programa prevê a exibição de filmes diversificados que abrangem vários géneros, desde drama e documentário a animação e cinema de autor.
Durante a exibição dos longas metragens selecionados haverá provas de vinhos e outras propostas de enoturismo. No Palacete Silva Monteiro, por exemplo, os participantes são convidados a estender a manta na relva com vista para o rio Douro e a saborear os sorvetes de Alvarinho, Vinhão, Loureiro e Avesso - algumas das castas mais emblemáticas da região dos Vinhos Verdes - criados pelo chef António Vieira.
Além do Porto, o ciclo estende-se ainda à Quinta da Raza (Celorico de Basto), Quinta das Arcas (Valongo), Quinta de Santa Cristina (Celorico de Basto), Adega de Ponte de Lima, Aveleda (Penafiel), Casa da Tojeira (Cabeceiras de Basto), Quintas de Melgaço e Quinta da Lixa (Amarante). Casa um destes anfitriões criou um programa especial para complementar o cinema ao ar livre.
As sessões arrancam no Porto a 20 de junho, com “Uma História Simples”, de David Lynch; e seguem no dia seguinte para a Quinta da Raza, com “Época de Caça”, de Frédéric Forestier e Antonin Fourlon) e um jantar harmonizado com os vinhos da quinta.
Na Casa dos Vinhos Verdes, os filmes começam às 21h30, e os bilhetes têm o valor de 10 euros. A inscrição é obrigatória, limitada a 50 participantes, e pode ser feita através do site da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, onde está disponível todo o programa. Os bilhetes para as sessões nas quintas devem ser adquiridos através dos contactos directos.