Feira Gastronómica de Vila do Conde traz viagem culinária pela literatura portuguesa
Entre 22 e 31 de agosto, os Jardins da Avenida Júlio Graça recebem mais uma edição do evento Cozinha à Portuguesa - Feira de Gastronomia de Vila do Conde. Este ano, a temática inspira-se em Camilo Castelo Branco, adaptando a gastronomia à época, a par com os pratos típicos de diversas regiões.
Corpo do artigo
Com uma já longa tradição, a Cozinha à Portuguesa - Feira de Gastronomia de Vila do Conde assinala a sua 25º edição, a partir de dia 22 e até 31 de agosto. Às experiências gastronómicas de diversas regiões do país unem-se espaços destinados a showcooking e uma livraria dedicada a temas gastronómicos. A presente edição inclui um tema afeto à cultura e tradição literária nacional: o escritor Camilo Castelo Branco.
Inspirando-se no autor, o Restaurante Temático, que adota o nome "À Mesa com Camilo", evoca os 200 anos do seu nascimento, recriando algumas receitas presentes no livro homónimo de Elzira Sá Queiroga. Em comunicado, a organização lembra que o autor, da chamada Segunda Geração Romântica (1840-1860), retratou, "na sua obra literária, a evolução social e cultural da sociedade portuguesa, descrevendo a queda da aristocracia em contraciclo com a ascensão burguesa".
A iniciativa "À Mesa com Camilo" prevê, assim, "resgatar receitas dos almoços, jantares ou tertúlias desse período, inspirados nas pormenorizadas narrativas presentes na obra do autor", servindo pratos típicos da época relacionados com os seus romances.
Já na ala central do recinto, cinco restaurantes apresentarão pratos típicos de diferentes regiões portuguesas - Trás-os- Montes, Douro Litoral, Alentejo, Alto Tâmega e Barroso e Madeira -, com destaque para as carnes portuguesas das raças certificadas Arouquesa, Barrosã, Mirandesa, Porco Preto Alentejano e carne de bovino certificada da Madeira.
Além disso, existirão "cerca de 70 expositores" com a venda de produtos regionais e tradicionais, com uma vasta seleção, destacando-se o pão tradicional, enchidos e carnes fumadas, azeites, ervas aromáticas, chás e infusões e vinhos, espumantes e digestivos. "A oferta é complementada com várias petisqueiras (sopas, pão cozido em forno de lenha, petiscos de carne, peixe e vegetarianos), e tabernas com cerveja artesanal e vinho a copo das várias regiões", lê-se ainda.
E como a gastronomia não se apresenta apenas em forma de refeição, a literatura ocupa espaço de relevo na feira. Tal como nas edições anteriores, este ano está disponível uma livraria especialmente dedicada a temas gastronómicos. O evento é organizado, em parceria, pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e pela Câmara Municipal, e tem entrada livre.