Nada melhor do que adoçar a quadra festiva com chocolate. É desta forma que, a partir do Porto, a Glad e a Ar Chocolate recebem a época pascal - com novidades e muita doçura para dar e vender
Corpo do artigo
Na Glad, há coelhos e ovos do grão à tablete
A Glad surgiu em maio de 2023, fruto de uma “ideia espontânea” das irmãs Katrin e Marcella Cavalcanti. Durante a pandemia, dedicaram-se a aprender a produzir chocolate em casa, seguindo o conceito “bean to bar”, ou seja, do grão do cacau à tablete final. O interesse pelo chocolate sempre esteve presente nas suas vidas por terem família suíça e porque “gostamos muito da ideia de produto de especialidade e de um estilo de vida mais saudável”, conta Marcella.
Já estabelecida na Boavista com um espaço de produção que também funcionava como ponto de venda, a Glad expandiu-se para o centro do Porto, a poucos metros do Rivoli. Aqui o chocolate é servido e consumido lado a lado com o café de especialidade da marca portuense SO. Marcella explica que a ideia nasceu da necessidade de “apresentar o conceito ‘bean to bar’ para além da tablete e mostrar às pessoas que o chocolate pode ser consumido em qualquer momento do dia”. O local conta ainda com uma sala dedicada a degustações orientadas, que se realizam todos os fins de semana.
Nesta Páscoa, regressam os coelhos feitos a partir de cacau do Equador, recheados com praliné de amêndoas oriundas de Trás-os-Montes, açúcar e manteiga de cacau. Estão disponíveis em duas versões: uma com 70% de cacau, feita com chocolate negro; e outra com 50%, feita com chocolate de leite de bebida vegetal de aveia. Este ano estreiam-se os ovos, com as mesmas especificidades, criados para quem procura apenas “um pequeno doce para adoçar a boca”.
No novo espaço, serve-se todo o portfólio da marca, que inclui grãos de cacau do Equador, Madagáscar, Nicarágua e República Dominicana, sob a forma de tabletes, chocolate ralado ou nibs. Há ainda combinações com amêndoa do Douro, sal do Algarve, café da SO ou framboesas. Outra novidade é a infusão de cacau, uma bebida semelhante ao chá, feita a partir das cascas de cacau torrado. Além disso, a Glad contempla uma gama de “sweet treats” para pequeno-almoço e lanche, que inclui brownies, cookies, croissants e granola, todos de produção própria.
Glad
Rua de Rodrigues Sampaio, 162, Porto
Web: beglad.pt
Das 10h às 18h, de quarta a sexta; das 11h às 16h ao domingo
Coelhos, 16 euros; ovos, 10 euros (8 unidades)
As obras de arte da Ar Chocolate
Desde pequena que Natasha Marques está ligada à gastronomia, graças aos avós, que lhe transmitiram a paixão pela cozinha. Há cinco anos, fundou a Ar Chocolate com o “desejo de criação e liberdade, e a paixão pelo chocolate”. Desde então, mantém-se fiel à produção artesanal, trabalhando com o chocolate francês Valrhona.
Para esta Páscoa, apresenta uma coleção de cinco ovos de casca fina, pincelados à mão, à imagem das pedras das quais retirou inspiração. O ovo de pistacho tem casca de chocolate preto recheada com caramelo e duja de pistacho, e massa kadaif. O ovo de avelã possui casca de chocolate de leite recheada com creme aveludado de avelã e chocolate branco, envolvido por camada crocante de avelã caramelizada, chocolate de leite e pedaços de massa folhada. No trio de chocolate, a casca de chocolate de leite é recheada com ganache de baunilha de Madagáscar e uma camada crocante de chocolate preto com crumble. O ovo de laranja e brownie é como um “bolo de camadas reinventado num ovo de Páscoa” e ostenta casca de chocolate preto recheada com ganache perfumada de laranja e brownie com grué de cacau caramelizado. O ovo kids, com chocolate de leite, é acompanhado de quatro míni ovos com corantes naturais que podem ser derretidos e usados para pintar o ovo principal, e um kit com pincéis e esponjas. Existe ainda a possibilidade de adquirir uma caixa com dois míni ovos à escolha.
Num futuro próximo, Natasha Marques espera poder seguir o conceito “bean to bar” e abrir um espaço físico que vá além de uma simples loja de chocolate, “uma experiência sensorial completa”.
Ar Chocolate
Web: archocolate.pt
Ovos entre 22 e 40 euros; ovo kids, 20 euros; caixa com 2 mini ovos, 10 euros