
O tomate coração de boi do Douro
Foto: DR
O tomate coração de boi do Douro volta a ser celebrado durante o mês de agosto, festa que culmina, dia 29, na Quinta da Pacheca, Lamego, com o concurso anual que junta produtores, júri e visitantes. De resto, durante todo o mês é possível provar o tomate em vários pratos um pouco por todo o Douro.
A 10.ª edição da Festa do Tomate Coração de Boi do Douro comemora o tomate que reina na região, e que alcançou reconhecimento internacional com o livro "Tomate Coração de Boi do Douro - A outra riqueza do vale mágico", distinguido este ano nos Gourmand World Cookbook Awards.
Integrado na festa, realiza-se o Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro, este ano marcado para o dia 29 de agosto, na Quinta da Pacheca. Tal como nas edições anteriores, após a avaliação do júri, haverá a partir das 18 horas um momento de convívio no mesmo local, reunindo jurados, produtores de tomate e vinho, visitantes e turistas, seguido de um jantar.
O evento estende-se por todo o mês, envolvendo restaurantes da região duriense no festival gastronómico Tomate à mesa (a)gosto todo, iniciativa que convida espaços de referência a integrar esta variedade nos seus menus, promovendo a versatilidade e sabor do produto autóctone.
No dia 30, a programação chega a Arroios, aldeia em Vila Real, com o evento Tomate à Capella, que transforma a praça da Capela Barroca num animado ponto de encontro. A partir das 17.30 horas, os visitantes são convidados a entrar na capela oitocentista para uma prova especial de tomate, harmonizada com azeite e flor de sal.
De referir que a participação no jantar da Quinta da Pacheca tem um valor de 80 euros e está sujeita a inscrição prévia, mediante reserva e pagamento, através do e-mail greengrape@greengrape.pt.
