Octant Douro cresce com 20 novas casas de luxo, com piscinas privadas sobre o rio
Em Raiva, Castelo de Paiva, a menos de uma hora de carro do Porto, o hotel Octant Douro tem uma outra visão sobre o rio. Sem vinhas, mas com uma beleza apaziguadora. Em junho, juntou aos 59 quartos e suítes 20 novas casas, uma loja, restaurante remodelado e novidades no spa.
Corpo do artigo
Flutuar numa piscina de imersão com água aquecida a olhar o Douro a correr brando para a foz é apenas um dos luxos possíveis nas 20 novas casas da House Collection, a nova categoria de alojamento do Octant Douro, estreada no final de junho. Se nos 55 quartos e quatro suítes já se sentia a paz do lugar - com janelas do chão ao teto a emoldurar as verdes margens com freixos e carvalhos, e uma acústica silenciosa graças à alcatifa -, aqui a tranquilidade é ainda maior. As vistas estendem-se dos terraços ao interior decorado pelo ateliê de Cristina Jorge de Carvalho.
As casas T1 e T2, desenhadas pelos arquitetos Serôdio Furtado & Associados, já estavam nos planos desde que a DHM - Discovery Hotel Management assumiu a gestão da unidade (o antigo Douro41, da Eurostars), integrada na marca Octant em 2022. "Nesta zona do Douro, não conheço nenhum produto semelhante", comenta a assistente da direção Joana Paixão. Da coleção fazem parte quatro casas de um piso com dois quartos, salas de estar e de refeições - três delas com piscina; e 16 de um quarto, quatro delas com piscinas. Todas têm cozinhas completas.
A decoração em tons serenos foca a atenção na paisagem, sem vinhas em socalcos, mas igualmente bela. Perante este quadro vivo, não haverá melhor do que beber um vinho do Porto, ouvir música na coluna Marshall ou, podendo, jantar um menu exclusivo do chef Dárcio Henriques. Experimentar na total privacidade a nova massagem de corpo inteiro do spa Octant Relief, recorrendo a um bálsamo desenvolvido com ingredientes biológicos, consta também das prerrogativas incluídas nas House Collection, agilizadas por um assistente a tempo inteiro.
Após o encerramento em janeiro e três meses de intervenção, o Octant Douro mudou muito. No que eram duas suítes abriu-se a atual receção, mais espaçosa tanto no exterior, com "vallet parking", como no interior; e o restaurante "all day dining" À Terra pôde então aumentar a cozinha, expandir a sala e dispor de forma mais fluida o buffet de pequeno-almoço, diariamente até às 11 horas. Manteve o lugar o bar - com oito cocktails de autor inspirados na paisagem, na Rota do Românico e nas lendas e tradições locais -, com serviço estendido até à sala do Porto Club.
Da cozinha do À Terra, que diz trabalhar com pequenos fornecedores de produtos regionais na devida época, prova-se o já bem adocicado tomate coração-de-boi em salada com ventresca, além de pratos portugueses substanciais, como um bacalhau assado com broa ou bochechas de porco bísaro confitadas em redução de vinho do Porto, com migas. No pão, o menu de conforto serve também hambúrgueres, uma francesinha de cabrito e um prego do lombo, enquanto do forno a lenha saem pizas. Raivas e melindres (biscoitos) são servidos no fim com um Porto de cortesia.
A proposta do Raiva, restaurante recomendado pelo Guia Michelin desde 2022, e aberto todo o ano para jantar, é diferente. Funciona à carta com pratos típicos e outros de autor, e tem menus de degustação de seis e oito momentos que procuram honrar "a força e identidade" do Douro e da aldeia que lhe dá nome. Durante o dia, Dárcio Henriques propõe um menu mais relaxado na piscina do décimo piso, com grelhados no Offyr. Tal como esta, também a mais pequena, para adultos, foi climatizada. No spa existe outra piscina, uma sauna, banho turco e duche sensorial.
Para onde quer que se olhe, o Douro está sempre lá, graças a omnipresentes paredes de vidro. Tal como as vinhas, a estrutura em vidro, betão e xisto desce em socalcos até ao rio - vencidos através de um trémulo funicular sobre carris - e a vegetação parece estar dentro. Cristina Jorge de Carvalho, arquiteta e designer, optou por revestir os interiores com peças de design de estética Mid-Century Modern e deu-lhes um ar de casa. A partir daí há que sair em busca do tanto que o Douro tem, desde observar o céu, a provas de vinho, ioga e passeios de barco.
Octant Douro
Rua Quinta das Fontainhas, 672, Raiva (Castelo de Paiva)
Tel.: 255 690 170
Web: douro.octant-hotels.com
Quarto duplo desde 400 euros/noite.
Casas desde 800 euros/noite.
Sempre com pequeno-almoço.