O interesse pela ourivesaria vem desde 1955 e já atravessou três gerações desta família de Gondomar. Agora, a Portugal Jewels ganha a sua primeira loja, no Chiado, no local onde funcionou a histórica Barbearia Campos, onde Pessoa e Eça cortavam o cabelo. Madonna já usou as joias desta casa.
Corpo do artigo
Do lado direito, os armários e vitrinas em azul Klein – a fazer lembrar o mar, o céu e a azulejaria nacional -, mostram as criações da casa. Do lado esquerdo, faz-se uma viagem ao passado, mantendo-se a bancada, os espelhos e as cadeiras originais da Barbearia Campos, que funcionou durante 140 anos, frequentada por ilustres como Fernando Pessoa, Eça de Queiroz ou Almada Negreiros. “Para nós, sempre foi clara a vontade de preservar o legado que aqui estava, é o que torna este espaço tão especial”, conta Alexandre Bastos Gomes, responsável pela Portugal Jewels, ao lado da irmã Joana.
Apesar de já estar presente em cerca de 100 pontos de venda pelo país, a marca de joalharia ganha agora a primeira casa em nome próprio, sendo a nova inquilina do espaço onde funcionou a histórica barbearia, fechada há dois anos, e situada num edifício pombalino do século XVIII, no Largo do Chiado.
O resultado de um percurso de 70 anos, iniciado em 1955, e agora assegurado pela terceira geração de uma família de Gondomar apaixonada pela ourivesaria. Tudo começou com o avô, José, serralheiro desde os 12 anos, que se aventurou depois, por volta dos 25, na arte de criar joias, seguindo-lhe os passos a mãe de Alexandre e Joana, Rosa Amélia.
Brincos, colares, alfinetes, pulseiras e outros acessórios em prata e ouro são produzidos de forma artesanal. Há peças fiéis a motivos e técnicas da ourivesaria tradicional portuguesa, como a aposta em Corações de Viana e na filigrana, e outras que se inspiram nessas raízes, mas aplicada a uma lente mais autoral. Há ainda as coleções da Portugal Jewels criadas em parceria, como são exemplos a de Ana Moura ou a de homenagem a Amália Rodrigues, com o apoio da Fundação Amália Rodrigues, investigadores e visitas variadas à casa da rainha do fado. “Foi um mergulho no seu mundo. Era uma mulher incrível”, conta Joana Bastos Gomes. E falando-se em divas, a da pop já foi fotografada a usar as criações desta marca, durante o período em que Madonna viveu em Portugal.
A produção faz-se maioritariamente em Gondomar, a terra onde tudo começou para esta família, trabalhando-se com artesãos de doze oficinas, cada uma especializada numa técnica ou arte, seja filigrana ou cravação, por exemplo. Mas há peças que são iniciadas numa e terminadas noutra, criando-se uma rede de talento local. “O que nos diferencia também é esta capacidade de ligar diferentes oficinas”, adianta Alexandre.
Além desta primeira loja Portugal Jewels no Chiado, as joias vendem-se também em ourivesarias locais de norte a sul, aeroportos, espaços museológicos como a Gulbenkian, o Palácio da Pena e o Palácio de Queluz, ou em lojas como A Vida Portuguesa. Além disso, a loja online exporta para todo o país e tem disponível uma parte do catálogo da marca, que se quer democrática, com preços para todas as carteiras.
Portugal Jewels
Largo do Chiado, 4, Lisboa
Tel.: 967394055
Web: portugaljewels.com
Das 10h às 19h, todos os dias.
Preço: joias desde 35 euros.