Os claustros do Mosteiro de Ancede serão palco e cenário para o concerto que vai juntar o músico e produtor Tomara e o Ensemble in Femmine. O espetáculo foi preparado exclusivamente para Baião e será apresentado dia 9 de agosto, sábado, às 21.30 horas.
Corpo do artigo
Tomara, alter ego de Filipe Monteiro, produtor e músico que já trabalhou como Luísa Sobral ou Carminho, diz que a ideia do projeto é "fundir" identidades, explorando "pontos de contacto" e "procurar algo novo" entre os dois prjetos. "O claustro parece ter sido feito para isto. Tocar ali, ouvir as minhas canções e as obras clássicas ecoarem naquele espaço mágico, tem tudo para ser muito especial", refere em comunicado.
O Ensemble in Femmine é um agrupamento vocal e instrumental formado por mulheres, fundando durante o confinamento de 2020 pelas cantoras Teresa Milheiro (soprano) e Maria João Gomes (mezzosoprano), e que se dedica a valorizar a criação musical feminina ao longo dos séculos - seja pela escolha de obras compostas por mulheres, pela figura feminina como inspiração ou pela interpretação exclusivamente feminina.
"A música sempre teve o poder de unir, é uma linguagem universal. Apesar de serem mundos distintos, tanto o nosso repertório como os temas do Tomara transportam o público para dimensões semelhantes - oníricas, atmosféricas, feitas de sonho e de emoção. (...) Este encontro com o Tomara representa uma experiência inovadora e entusiasmante. É a primeira vez que o nosso ensemble entra numa co-criação de registos diferentes num só concerto", destaca o Ensemble in Femmine.
O espetáculo é gratuito mas com reserva obrigatória através do link https://cmbaiao.admira.b6.pt/pos/tickettype/numberofseats